Pesquisadora da UFMA Imperatriz compõe estudo inédito sobre saúde mental de puérperas

publicado: 23/05/2024 12h05, última modificação: 23/05/2024 12h05
Pesquisa sobre como casos de violência física, sexual e psicológica influenciam na saúde mental no pós parto repercutiu na imprensa
puerpa.jpg

The mother's hand graced the feet of the newborn.

Um estudo realizado em conjunto pela pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Imperatriz, Neyrian Fernandes, e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Rio Verde (UniRV) foi publicado e tem repercutido na imprensa desde a última semana. A pesquisa é inédita no Brasil e mostra como casos de violência física, sexual e psicológica influenciam na saúde mental de puérperas. A pesquisa foi baseada em variáveis como critério, dentre elas o tempo de gestação, histórico de diagnóstico de depressão e o status de relacionamento.

O artigo publicado, que tem como título “Associação entre trauma na infância e depressão pós-parto em puérperas brasileiras”, foi construído pelos pesquisadores Maria Neyrian de Fátima Fernandes, Ana Carolina de Sousa Andrade, Elton Brás Camargo Júnior e Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato. O estudo  alerta sobre a depressão pós-parto ser um problema de saúde pública devido às suas consequências para a saúde e para a relação entre mães e filhos.

Para a professora do curso de Enfermagem da UFMA de Imperatriz e integrante do grupo de estudos do artigo publicado, Maria Neyrian Fernandes, após concluírem as pesquisas, identificaram que houve uma alta prevalência de depressão pós-parto entre as mulheres e significativa entre os traumas na infância. “Dentre os traumas na infância que a gente identificou com uma maior prevalência foi a ocorrência dos traumas do abuso emocional. Para um pesquisador é gratificante ter o seu estudo publicado em meios científicos reconhecidos”, frisa.

O estudo contou com a participação de 253 puérperas, com filhos nascidos entre fevereiro e abril de 2022 e teve repercussão nacional e chegou a ser matéria em vários veículos de comunicação como Jornal Folha de São Paulo, Boris Agência e Dw.com. A doutora em Enfermagem psiquiátrica pela USP de Ribeirão Preto também revela que o estudo corrobora com a questão de que fatores ambientais têm o mesmo peso de importância que os fatores biológicos na predisposição de doenças. “Isso indica que os profissionais de saúde precisam agregar também esses fatores durante o cuidado de saúde no pré-natal de mulheres”, avalia.

Por: Luana Bandeira.