Notícias
Palestrante da Universidade de Massachusetts realiza conferência sobre políticas culturais descolonizadoras na UFMA Imperatriz
O Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFMA Imperatriz promoveu na noite da segunda-feira (01), a conferência intitulada “Construindo políticas culturais descolonizadoras: a interculturalidade como recurso para a cidadania e a democracia substantiva”. O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal do Maranhão - Imperatriz e foi ministrado pelo conferencista professor Agustin Laó-Montes, da Universidade Massachusetts- Amherst, com a mediação da professora Karina Sousa e participação dos representantes do terreiro Nossa Srª de Santana. As atividades tiveram apoio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós graduação e Internacionalização (Ageufma).
O doutor em Sociologia pela State University of New York- Binghamton e palestrante, Agustin Laó-Montes, revela que a temática abordada no evento trabalha com questões de políticas culturais e sobre questões de paz e justiça. “Estou aqui convidado por um grupo de professores de Sociologia da UFMA de Imperatriz e confesso que estou muito contente de vir aqui. O convite e a possibilidade dessa colaboração com essa universidade é de extrema importância para toda comunidade acadêmica. Futuramente, espero desenvolver uma parceria entre a minha universidade e a UFMA. No mais, a gente aprende, discute e aprofunda esse debate”, apontou.
Para o coordenador do Programa de Pós Graduação em Sociologia, Wellington Conceição, os debates tratados na conferência e no minicurso “diáspora africana: histórias, teorias e culturas”, ao longo da semana, se fazem importante por pautarem um processo existente em região e de outros países de origem afro-ameríndia. “É a luta dos movimentos negros, dos povos indígenas e das classes populares na construção da cidadania e da democracia a partir de suas lutas e revoluções”, coloca.
Para a professora Karina Sousa, o evento integra a programação da vinda do professor Agustin a Imperatriz e também está associado a atividades de campo, como a pesquisa e também de internacionalização. “De modo geral, nós entendemos que é uma oportunidade que marca o início de um movimento de internacionalização e de grandes desafios, tanto pelo deslocamento quanto pelos recursos disponíveis, mas que também guarda grande apoio e, nesse caso, a gente recebeu apoio. O dia de hoje é realmente significativo”, frisa.
A graduanda em Ciências Humanas- Sociologia e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Hekna Melo, afirma que é a ocasião é enriquecedora, tanto para sua formação quanto para o curso em si: “O palestrante da noite é da minha linha de pesquisa, que é sobre as culturas afrodiaspóricas. Então, é uma área que eu me dedico e que eu gosto muito, no mais, a gente aprende, discute e aprofunda esse debate”, observa.
Por: Luana Bandeira.