Notícias

Núcleo de Pesquisa da UFMA Imperatriz realiza aula inaugural sobre mulheres indígenas na comunicação

publicado: 13/04/2023 10h06, última modificação: 16/04/2023 19h25

Com a mediação de Cássia Oliveira e as participações de Kelly Guajajara, social mídia do @midiaindiaoficial e de Djelma Guajajara, ativista e comunicadora do @midiaguajajara, o Núcleo de Pesquisa Maria Firmina dos Reis, ligado ao Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz da UFMA, realizou sua aula inaugural de 2023, na noite da segunda-feira (10).

A aula inaugural teve como tema “Mulheres Indígenas na Comunicação” e durante suas falas Kelly e Djelma falaram sobre a dinâmica de comunicação das páginas do Instagram Mídia Índia e Mídia Guajajara e da experiências que já tiveram enquanto comunicadoras atuando neste projetos.

Durante sua fala Kelly Guajajara afirmou que todos são comunicadores e que "a partir do momento que você tem um meio de comunicação, um celular, você se torna um comunicador". Neste sentido elas compartilharam a experiência com o processo de produção de notícias das terras indígenas e como foi necessário levar formação para os territórios para que pudesse ocorrer a produção de troca de informações. 

Para a Profa. Dra. Leila Sousa, uma das coordenadoras do Núcleo de Pesquisa, o evento foi um momento ímpar para aprender, refletir e dialogar sobre a comunicação indígena, sobretudo a que tem sido produzida pelas mulheres indígenas Guajajaras. 

“Nosso Núcleo acredita que discutir e elaborar outras epistemologias é urgente e que a Universidade tem um papel fundamental na mudança de estruturas de produção do conhecimento. Na aula pudemos vislumbrar o poder da Comunicação na produção e na reivindicação da cidadania e também como uma ferramenta fundamental para ressignificação de narrativas, para a construção de existências e de resistências" afirmou a professora.

Por: Clara Teles

Revisão: Ricardo Alvarenga

registrado em: , ,