Núcleo de Comunicação da UFMA Imperatriz realiza semana de capacitação para novos bolsistas

publicado: 12/03/2024 18h33, última modificação: 12/03/2024 18h35
Iniciativa visou nivelar sobre as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Comunicação do Centro de Imperatriz
foto nucleo capacitacao.jpeg

Foi realizada de 4 a 7 de março a Semana de Capacitação do Núcleo de Comunicação do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os integrantes do Núcleo puderam participar de uma imersão e capacitação acerca das principais atividades desenvolvidas pela comunicação do CCIm.

Foram ministradas as palestras e oficinas “Apresentação Geral dos Fluxos de Comunicação”, pelo coordenador Núcleo, professor Ricardo Alvarenga; “Produção Textual no âmbito da UFMA”, pela editora de publicações Lígia Guimarães; “Oficina de Conteúdo audiovisual”, pelo editor Rubem Rodrigues e a “Oficina de Criação para Redes Sociais”, pelo jornalista Marcus Marinho.

A editora de publicação, Lígia Guimarães, que atua na  UFMA desde 2010, ministrou uma oficina sobre produção textual no âmbito da instituição. Ela conta que, além de servir para dar boas-vindas aos novos bolsistas, a semana de capacitação foi importante para familiarizá-los sobre a linguagem e as exigências da comunicação que a universidade desenvolve. “A semana foi muito produtiva, pois a nossa nova equipe está bem alinhada. Todos participaram de oficinas práticas e aprenderam bastante sobre as novas demandas da comunicação de uma instituição pública de ensino superior”.

O coordenador do Núcleo de Comunicação do CCIm, professor Ricardo Alvarenga, afirma que o principal objetivo da semana de capacitação foi apresentar, para os novos bolsistas e para os que já estavam na equipe, os processos de comunicação de Imperatriz e a realidade do CCIm. “Nós somos um centro diferenciado dentro do contexto da Universidade Federal do Maranhão, possuímos duas unidades, nove cursos de graduação, seis cursos de pós-graduação, temos um grande contingente de alunos, docentes, técnicos e terceirizados”, descreveu.

Para o coordenador, a iniciativa foi muito positiva, pois toda a equipe do núcleo pode sintonizar-se acerca das estruturas e fluxos que compõem a comunicação da  CCIm. “Tivemos momentos para refletir sobre a nossa produção textual, de notícias, tanto para as redes sociais, quanto para o nosso site, de conteúdo audiovisual, tendo em vista que temos quadros nas nossas redes sociais”. Ele se mostra ainda bastante entusiasmado com o decorrer do processo do núcleo no ano de 2024. “Tivemos uma oficina de criação e em todas essas oportunidades a equipe mostrou bastante sinergia, entrosamento e disponibilidade para aprender e colocar em prática o que já sabiam”, avaliou.

O Núcleo de Comunicação do CCIM é responsável pela divulgação das ações da instituição para a comunidade acadêmica e para a sociedade de toda a região tocantina. Conheça os principais canais da UFMA Imperatriz: Portal; Página no Instagram; Página no Facebook e canal no Youtube.

Por: Rennan Santana

Fotos: Rennan Santana