Núcleo de Comunicação da UFMA de Imperatriz é premiado pelo 17º Simpósio de Comunicação

publicado: 13/12/2023 17h25, última modificação: 13/12/2023 17h33
WhatsApp Image 2023-12-13 at 10.55.46.jpeg

Durante a programação do 17° Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (SIMCOM), o Núcleo de Comunicação do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) recebeu três prêmios na Mostra de Produtos. O Simpósio foi realizado de 05 a 08 de dezembro, pelo curso de Jornalismo do CCIM da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a temática "Moda e Comunicação". A Mostra de Produtos premiou os trabalhos em diversas categorias.

O Núcleo de Comunicação do CCIM, sob coordenação e orientação do professor do curso de Jornalismo, Ricardo Alvarenga, submeteu e foi premiado com três de seus produtos, sendo dois deles editados pelo técnico do laboratório de edição, Rubem Rodrigues. As categorias que o Núcleo foi agraciado foram:

1° lugar em Produtos para Redes Sociais, com "Habla Mesmo", um quadro idealizado pela estudante de jornalismo e bolsista do Núcleo, Clara Teles, e apresentado pelo intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Jean Carlos Pinheiro, que introduz o ensino a Libras todas as terças no Instagram oficial da UFMA de Imperatriz (@ufmaimperatrizoficial). Para Jean, o prêmio foi uma representação do trabalho e dedicação da equipe. “Foi gratificante, emocionante e motivador. É a prova do reconhecimento de um trabalho em conjunto que é feito com dedicação e talento. A sensação que sinto agora é de realização, validação e orgulho”, afirmou ele.

1° lugar em Projetos de Assessoria de Comunicação (Ascom), com o "Minuto UFMA", quadro apresentado pelo estudante de jornalismo e bolsista do Núcleo, Kennedy Mendes, que traz o boletim semanal dos acontecimentos do Centro de Ciências de Imperatriz também na página do Instagram (@ufmaimperatrizoficial). “Informar é uma responsabilidade grande que aprendemos na graduação, e quando se faz com amor, dedicação e técnica junto com pessoas capazes e incríveis não tem como dar errado”, destacou.

Menção honrosa na categoria de Áudio com o Podcast Cast On Air, que expõe os projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação dos cursos do CCIM e está atualmente em sua segunda temporada sendo produzido pelos estudantes de jornalismo e bolsistas, Cairo Yuri e Elenir Castro. O podcast está disponível na plataforma spotify. Para um dos produtores, Cairo Yuri, ser reconhecido pelo Simcom é gratificante. “Acredito que é a colheita dos frutos da dedicação que a equipe entregou em 2023. Tô muito feliz e com ainda mais ânimo para apresentar novos projetos no nosso podcast de divulgação científica”, conta ele.

Para o diretor do CCIM, Leonardo Hunaldo, essa é uma grande vitória para o Centro. “A gente agradece a todos vocês que fazem parte dessa equipe. Se o Habla Mesmo, o Cast On Air, que ganhou a menção honrosa e também o Minuto UFMA, ganharam é porque todos da equipe se empenharam. A gente agradece demais ao chefe do Núcleo de Comunicação, professor Ricardo Alvarenga, e a todos que fazem parte. É muito importante porque é um Núcleo formado exclusivamente por bolsistas. Já está concorrendo e está ganhando essas premiações. Ficamos muito felizes e esperamos ter um núcleo cada vez mais estruturado e que consiga produzir ainda mais materiais importantes para as divulgações da UFMA”, comemorou ele.

O coordenador do Núcleo de Comunicação, professor doutor Ricardo Alvarenga, reforça que é o reconhecimento de um trabalho coletivo que vem sendo realizado pelo Núcleo. “Eu sempre gosto de afirmar e reafirmar que todo resultado e que todo bom trabalho de comunicação é fruto de um trabalho integrado, de um trabalho articulado, de um trabalho dialógico, e sem dúvida nenhuma para ser tudo isso é necessário que seja um trabalho coletivo”, lembrou.

Por: Clara Teles

Revisado por: Lígia Guimarães