Notícias

Justiça Eleitoral do Maranhão realiza campanha “200 mil eleitores Imperatriz” em parceria com a UFMA

publicado: 02/04/2024 17h28, última modificação: 02/04/2024 17h28
Campanha se estende até 08 de maio em vários pontos da cidade
WhatsApp Image 2024-03-20 at 15.37.30.jpeg

A Justiça Eleitoral do Maranhão, em parceria com diversas entidades, realiza a campanha “Imperatriz 200 mil eleitores". Na UFMA, foram realizadas ações  durante o período de 19 a 21 de março. O objetivo da campanha é que a cidade de Imperatriz possa alcançar o marco de 200 mil eleitores aptos a votarem até o prazo limite de 08 de maio. Ao alcançar esse número, Imperatriz poderá ter o segundo turno nas próximas eleições municipais.

O coordenador da campanha,  o juiz Fórum Eleitoral de Imperatriz, Delvan Tavares Oliveira, explica que  na última eleição realizada, a cidade registrava, aproximadamente, 183 mil votantes. Nesse sentido, a campanha para alcançar 200 mil eleitores na cidade surgiu pela necessidade do município passar a integrar um rol das 100 cidades do Brasil que tenha ou ultrapasse esse número de eleitores. “Essa campanha carrega um aspecto positivo, pois além de impulsionar pessoas a votarem, também aprofunda o debate político na cidade”, declara. 

A UFMA tem participado ativamente da campanha com diversas ações. Em 11 de março, o diretor do CCIM, professor Leonardo Hunaldo dos Santos, participou da Audiência Pública da Justiça Eleitoral. Na cerimônia de de Acolhida Geral na UFMA, no início do semestre, o Juiz Delvan Tavares Oliveira apresentou a  importância da campanha para a comunidade acadêmica. Também foram realizados mutirões de serviços tanto na Unidade Prof. José Batista quanto na Unidade Bom Jesus, de 19 a 22 de março, nos três turnos, oferecendo serviços como emissão de título de eleitor para jovens a partir de 15 anos, regularização de título eleitoral e transferência de título para Imperatriz. 

O estudante do curso de Jornalismo, Rennan Santana, também participou da campanha e revela que poder transferir seu título eleitoral para Imperatriz foi a melhor alternativa, pois há anos não mora mais em sua cidade natal, João Lisboa. “O atendimento foi bem rápido e prático, como agora estudo e trabalho aqui, eu já estava com essa intenção de fazer a transferência do meu título pra votar aqui em Imperatriz”, contou.

O diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, Leonardo Hunaldo, avalia que a campanha teve uma adesão amplamente positiva, tendo em vista que foi estendida dois dias a mais e com uma expressiva demanda de realização de títulos. “Tivemos uma campanha bastante engajada e nos deixamos à disposição do TRE para, novamente, reabrirmos os pontos para realizarmos esses serviços”, finaliza.

A campanha continua 

A campanha continua até dia 08 de maio em vários pontos fixos da cidade, como a Associação Comercial de Imperatriz – ACII; o Centro de compras GV; a Câmara Municipal de Imperatriz; a Defensoria Pública, o Cartório Eleitoral e o Viva Cidadão, localizado no Imperial Shopping. Os documentos necessários para atualizar a situação eleitoral são a certidão de nascimento; RG; CPF e comprovante de residência.