Hemonúcleo Imperatriz e projeto de extensão do curso de Medicina participam de ação para o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

publicado: 28/11/2023 15h51, última modificação: 06/12/2023 15h03
Nesta época do ano, há maior necessidade de estímulo para a captação de doadores de sangue
Doação de Sangue (7) (1).JPG

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, dia 25 de novembro, foi realizada uma ação na última sexta-feira (24), com alunos de Medicina da UFMA Imperatriz e doadores voluntários. Por meio do projeto de extensão “Doação de sangue e medula óssea: cidadania e solidariedade" foi possível fazer uma visita técnica no Hemonúcleo da cidade e promover atividades de incentivo à doação de sangue. A coordenadora do projeto e docente do curso, professora Iracilda Viana, esteve presente na ação, com participação da banda do 50º Batalhão de Infantaria de Selva  (50º BIS), além de um momento com café da manhã e agradecimento aos doadores de sangue.

Durante a visita técnica, Lucas Emanuel, médico no Hemonúcleo e egresso do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), mostrou aos alunos o passo a passo do funcionamento da instituição, desde a recepção e a captação de doadores com o serviço social até o fim do ciclo do sangue. Ele descreve que passou pelas triagens clínica e hematológica, sala de coleta, produção, laboratório do doador e do paciente, setor e laboratórios de qualidade e, por fim, distribuição. “Buscamos elucidar para esses futuros profissionais da saúde que o trabalho não finda quando a bolsa de sangue sai do Hemonúcleo, mostrando-lhes, também, os serviços de hemovigilância e de retrovigilância, e os seus papéis na garantia da segurança ideal para o manejo e a distribuição do material biológico. Tudo isso tem a finalidade de tornar comum o entendimento da seriedade, da responsabilidade e da qualidade envolvidas no processo de hemoterapia, para que se formem profissionais que colaborem e entendam a importância desse serviço para saúde pública”, explica o médico.

Lucas Emanuel relata que, ao longo da graduação, o foco nos processos de adoecimento/terapêutica ganham destaque quando são abordadas disciplinas que envolvem hematologia, mas apesar da existência de projetos de extensão como o mencionado acima, ele diz que ainda é preciso aprofundar mais a área de hemoterapia nos cursos de Medicina. “A maioria do que sei e aprendi hoje foi em contato com a realidade do meu trabalho, estudando e me aprofundando no tema por conta própria. Mas se vale a recomendação, estudem hemoterapia, é apaixonante!”, completa ele.

O médico chegou ao Hemonúcleo em março de 2023 e era responsável por fazer a triagem clínica, garantir assistência ao doador na sala de coleta e atender os doadores em resultados de exames laboratoriais e resultados de amostra. Logo depois, com o intuito de conhecer melhor outros setores, ele passou a auxiliar na gestão coordenando as atividades do corpo clínico e gerindo os assuntos técnicos da unidade. “Hoje, mais familiarizado com minha nova função e guiado por Procedimentos Sistêmicos de Qualidade (PSQ) e pelos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) de cada setor, busco que todo o trabalho desenvolvido no Hemonúcleo de Imperatriz ocorra segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC nº 34) e as políticas institucionais da unidade, e procuro que a cada dia nós consigamos prestar um serviço de maior qualidade à população, assim como gerar um produto de excelência para nossos pacientes”, relata Lucas Emanuel.

O Hemonúcleo Imperatriz é responsável por uma macrorregião que compreende 21 municípios e 780.000 habitantes. No último ano, foi fornecido hemocomponentes para 24 hospitais/agências circunvizinhas à Imperatriz e para 12 instituições de saúde locais. À medida que a demanda aumenta, a oferta diminui.

A data para a campanha não foi escolhida de forma aleatória, existe uma razão para que o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue seja comemorado nesta época do ano. O período de festividades faz com que a população deixe de procurar o Hemonúcleo devido à falta de informações relacionadas ao consumo de álcool, tabaco e comportamentos sexuais de risco. Segundo o médico Lucas Emanuel, existe também um maior número de aglomerações de pessoas em razão das datas comemorativas e, dessa forma, o aumento do fluxo rodoviário, acidentes no trânsito e, consequentemente, de cirurgias de urgência, além de outras causas que geram a necessidade de transfusão de hemocomponentes. Por esses motivos, ações de estímulo para a captação de doadores de sangue são importantes nesta época do ano, a fim de garantir a assistência aos pacientes que necessitam de sangue para sobreviver.

Mais informações

O Hemomar Hemonúcleo de Imperatriz fica localizado na Rua Coriolano Milhomem, no Centro, e  funciona das 8h às 18h.

No link a seguir é possível acessar mais informações sobre doação de sangue: https://www.ma.gov.br/servicos/doe-sangue-hemomar-e-hemonucleos

Por: Kennedy Mendes

Revisado por: Lígia Guimarães