Notícias
Estudantes de Jornalismo da UFMA - Imperatriz lançam 2ª edição da revista “Ciência em Pauta”, com foco na Amazônia
Os estudantes do 5º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz, lançaram na última quinta-feira, 31 de julho, a segunda edição da revista Ciência em Pauta. A publicação, desenvolvida como atividade prática da disciplina Edição Jornalística, foi orientada pelo professor Ricardo Alvarenga e foi realizada como atividade prática pelos estudantes em as todas etapas do processo editorial: da definição das pautas à diagramação final.
O lançamento foi realizado na Sala do Laboratório de TV da Unidade Professor José Batista, e contou com a apresentação da versão digital da revista, além de um momento de debate sobre os desafios e potencialidades da divulgação científica no contexto amazônico e regional.
Criada em 2023, a revista surgiu durante a primeira versão da disciplina, sob orientação da jornalista e editora de publicações do Núcleo de Comunicação da UFMA, Lígia Guimarães. O projeto nasceu como proposta pedagógica para aproximar os estudantes da prática do jornalismo científico, com foco na valorização das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM).
A nova edição aborda pesquisas realizadas no âmbito da pós graduação da UFMA Imperatriz e reúne reportagens sobre temas diversos e estratégicos para a região amazônica, entre eles: saberes tradicionais e insumos naturais da floresta; jornalismo ambiental e os conflitos invisibilizados na Amazônia Legal; bebidas vegetais e probióticas produzidas com frutos da floresta; presença e permanência de indígenas nas universidades; e a luta histórica das quebradeiras de coco babaçu na Amazônia Maranhense.

Para o professor Ricardo Alvarenga, que orientou o desenvolvimento da revista nesta edição, comunicar ciência é também um gesto de resistência e compromisso público. “Colocar a ciência em palavras é defender o conhecimento como ferramenta de transformação social e de superação das desigualdades. Essa edição é atravessada por temas urgentes, abordados com ética e profundidade: os benefícios à saúde de bebidas amazônicas, os conflitos ambientais silenciados pela mídia tradicional, as articulações entre ciência e tradição no interior do Maranhão. Tudo isso em nome do bem comum”, pontuou.
Lígia Guimarães, idealizadora da primeira edição, acompanhou o lançamento e destacou a relevância de ver a continuidade do projeto. “É muito especial quando uma ideia sai do papel e segue viva com novos olhares. Ver os estudantes produzindo algo com tanto impacto e comprometimento mostra a potência da formação em jornalismo que estamos construindo”, afirmou.
“A Ciência em Pauta é mais do que uma revista. É um ato político, é um espaço em que a universidade escuta e devolve para a sociedade o conhecimento que ela ajuda a produzir. Participar desse processo nos mostrou que o jornalismo pode e deve ser uma ferramenta de transformação”, destacou o estudante Bruno Guilherme, responsável pelo design gráfico da publicação.
Disponível exclusivamente em formato digital, a Ciência em Pauta reafirma o compromisso da UFMA com o acesso aberto ao conhecimento e com práticas sustentáveis na produção editorial. Com duas edições já lançadas, a revista se apresenta como uma ferramenta de divulgação científica voltada para as realidades da Amazônia e como um espaço formativo essencial para o jornalismo comprometido com a escuta, a ética e a transformação social.



Acesse a revista Ciência em Pauta aqui.
Por: Gabriel Novais