Notícias

Estão abertas as inscrições para a primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da UFMA em Imperatriz

publicado: 06/06/2025 14h27, última modificação: 06/06/2025 14h27
lanc edital.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST), lançou no dia 05 junho, o edital para a primeira turma de doutorado do Programa (Edital PPGST Nº 01/2025). É o primeiro curso de doutorado em Saúde em Imperatriz e região. 

Para a coordenadora do PPGST, professora Queli Cristina Fideles, o novo curso de doutorado representa um avanço importante tanto para os profissionais da saúde quanto para o desenvolvimento regional. “Por ser o primeiro curso de doutorado em saúde da região, ele vai atender uma demanda antiga. Muitos dos nossos egressos e também profissionais de outras áreas precisavam se deslocar para a capital ou até outros estados para buscar essa formação. Agora, eles poderão se qualificar sem sair de Imperatriz”, destacou. a coordenadora acrescenta que o curso alia pesquisa, inovação e empreendedorismo na área da saúde, oferecendo múltiplas possibilidades de atuação para os futuros doutores.

Durante a cerimônia de lançamento do edital, esteve presente a  pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Profa. Flávia Raquel Fernandes do Nascimento. Ela celebra a consolidação da pós graduação em Imperatriz. “O doutorado em Saúde e Tecnologia que acabamos de lançar foi fruto de um projeto enviado à CAPES. Fizemos uma seleção rigorosa dos professores mais produtivos para compor a proposta. A aprovação do curso é também reflexo direto do êxito dos nossos mestrandos, que vêm produzindo com qualidade. Para alcançar esse status, o programa precisou cumprir uma série de critérios, como produção científica, participação em congressos e publicações em revistas qualificadas”, explicou.

O período de inscrições do processo seletivo segue de 04 de junho de 2025 a 04 de julho de 2025. A seleção será conduzida por Comissão designada pelo Programa, conforme as normas descritas no edital, no regimento interno do PPGST e demais normativas institucionais. O resultado final será divulgado em 05 de setembro de 2025, e o início das aulas está previsto para 15 de setembro de 2025.

O curso tem duração regulamentar de 48 meses e será realizado em tempo integral, com atividades nos turnos matutino e vespertino, nas dependências do Centro de Ciências de Imperatriz – Unidade Avançada do Bom Jesus. A estrutura curricular é composta por disciplinas obrigatórias e optativas, exame de qualificação, elaboração de tese (correspondente a 20 créditos) e publicação de artigo científico em periódico qualificado, somando no mínimo 62 créditos.

As linhas de pesquisa disponíveis são:

  • Saúde e Sociedade – Foca na avaliação de tecnologias em saúde e suas implicações sociais, econômicas e éticas, considerando doenças emergentes e reemergentes, atenção integral à saúde e a organização dos processos de trabalho em saúde.

  • Tecnologias em Saúde – Tem como objetivo o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos voltados para a saúde, com destaque para bioprospecção de recursos naturais, validação de instrumentos clínicos e implementação de inovações a partir da biodiversidade regional.

O público-alvo do doutorado são mestres titulados por cursos reconhecidos pela CAPES, nas áreas da saúde, ciências biológicas, tecnológicas e afins. É necessário ter, no mínimo, um artigo publicado ou aceito, ou patente/software registrado, relacionado à linha de pesquisa escolhida, entre os anos de 2021 e 2025 — ou de 2020 a 2025 no caso de mães, conforme critérios do edital.

Estão sendo ofertadas 8 vagas regulares, distribuídas entre ampla concorrência, política de ações afirmativas e qualificação de servidores técnicos da UFMA, conforme segue:

  • Saúde e Sociedade: 2 vagas (ampla concorrência), 2 vagas (ações afirmativas) e 1 vaga suplementar (TAEs);

  • Tecnologias em Saúde: 3 vagas (ampla concorrência), 1 vaga (ações afirmativas) e 1 vaga suplementar (TAEs).

As atividades do curso serão realizadas  na Unidade Avançada do Bom Jesus, localizada na Av. da Universidade, S/N, Residencial Dom Afonso Felipe Gregory, em Imperatriz (MA).

Mais informações sobre os requisitos, cronograma e detalhes do processo seletivo estão disponíveis no edital, que pode ser acessado na página do Programa 

 

Fonte: Janayna Sousa