Notícias

Entendendo a situação da obra do Prédio da Unidade Centro

publicado: 26/04/2023 18h22, última modificação: 26/04/2023 18h22
imagem1.jfif

Tudo começou com a empresa que ganhou a licitação para construir o prédio. Ela iniciou a obra em 2021, quando realizou serviços de desmobilização de salas e blocos antigos, terraplanagem e construção de barracões e de quase 120 estacas de fundação. 

Após a finalização desta primeira etapa de construção, a empresa acabou abandonando a obra, alegando que os valores aprovados na licitação estavam desatualizados. Com o abandono, no início de 2022, recomeçou todo o processo de licitação para a contratação de uma nova empresa de construção. 

Desde o momento que a empresa foi oficialmente desligada do contrato, as equipes estão trabalhando no novo processo de licitação, pois foi necessário atualizar o valor destinado para a construção, situação agravada pela redução nos repasses de verba do Governo Federal, já que muitas universidades tiveram seus recursos retidos. Somente agora com a recomposição do orçamento das universidades que o processo de licitação da obra do prédio da Unidade Centro está sendo retomado.

imagem2.png

Um novo passo importante já foi dado, a equipe de engenheiros da UFMA visitou a obra na quinta-feira, dia 20 de abril para realizar um diagnóstico das estacas de fundação e, agora, está sendo elaborado um laudo técnico sobre o estado dessas estruturas. 

Com a emissão do laudo da equipe de engenharia será aberto um novo processo de licitação para a seleção de uma nova empresa que dará continuidade à obra. Nossa expectativa é que a licitação da nova empresa aconteça nos próximos meses. 

Hoje (26), o diretor do Centro de Ciências de Imperatriz da UFMA, Prof. Leonardo Hunaldo, concedeu entrevista para a TV Mirante, explicando toda essa situação. Para o diretor, a obra é um anseio muito antigo de todos que fazem parte da UFMA em Imperatriz. Frisou, ainda, que entende perfeitamente e concorda com todas as cobranças feitas pela comunidade acadêmica, mas que está trabalhando para que a obra seja retomada o mais breve possível.