Notícias

Empresa Júnior de Jornalismo é a primeira da UFMA Imperatriz a se federar a Confederação Brasileira de Empresas Juniores

publicado: 11/05/2023 18h44, última modificação: 11/05/2023 18h44
INFLAMA - PRÉVIA-26.jpg

Nos dias 29 e 30 de abril, a Imprensatriz, empresa júnior (EJ) do Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), participou do INFLAMA 23, evento organizado pela Maranhão Júnior, que aconteceu na casa de eventos Reserva do Ita localizada na capital maranhense.

Durante o evento foi oficializada a federação da Imprensatriz na Confederação Brasileira de Empresas Juniores - Brasil Júnior, tornando-se assim a 27° empresa júnior a compor a instituição no Maranhão. Com a federação, a Imprensatriz pode começar a trabalhar com empresas de vários estados do Brasil, participar de consultorias, qualificações e assim consequentemente tornar-se mais conhecida.

A Imprensatriz é uma empresa júnior na qual os membros trabalham de forma voluntária em prol da sua formação não só na área de comunicação, mas também no âmbito administrativo, financeiro e empreendedorismo. A vice-presidente da Imprensatriz, Janayna Sousa, afirma que a filiação à Confederação Brasileira de Empresas Juniores era uma grande meta da EJ, sendo a Imprensatriz a primeira empresa júnior do Centro de Ciências de Imperatriz da UFMA a se federar.

INFLAMA - PRÉVIA-22.jpg

Participaram do evento INFLAMA 23 ao todo 12 empresas juniores, sendo elas: Labotur, empresa de turismo; Ejecon, empresa de economia; Prática Engenharia Júnior, do curso de engenharia civil; Imprensatriz, do curso de jornalismo; Sacada, empresa de arquitetura; Estrutural, empresa júnior de engenharia civil; Ágil, empresa de engenharia de produção e gestão; CUARE, empresa de enfermagem; Opus, empresa júnior de engenharia civil; EJAD, empresa júnior de administração; Civirmita, empresa júnior de consultoria de engenharia civil; Ejcon, empresa de administração.

Para os novos membros da empresa júnior do Curso de Jornalismo do CCIm  fazer parte do evento foi muito significativo como relata a trainee Virna Águida, que teve sua visão sobre o funcionamento das empresas júnior ampliada.  “Participar da imersão do Inflama foi transformador. Saí do evento com uma série de aprendizados para apresentar e aplicar na Imprensatriz. Foi uma experiência incrível, feliz e necessária”, comentou.

A  Imprensatriz existe desde 2015 e trabalha com serviços de assessoria de comunicação e imprensa, marketing, criação de identidade visual e gerenciamento de redes sociais. Em 2022 os membros conseguiram oficializar a empresa no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o que ampliou as possibilidades de trabalho da empresa júnior, que atualmente é acompanhada pela Profa. Dra. Luciana Souza, docente do Curso de Jornalismo da UFMA Imperatriz.

Por: Pedro Ítalo e Clara Teles

Revisão: Ricardo Alvarenga