Notícias
Egresso de Engenharia de Alimentos da UFMA Imperatriz ganha prêmio CNPq de destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) condecorou o aluno Marcos de Sousa e o professor Paulo Roberto Ribeiro, na 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O trabalho “Interação fármaco-fármaco: obtenção de uma nova dispersão sólida de etionamida e ácido acetilsalicílico para a melhoria do tratamento da tuberculose” foi selecionado como vencedor na categoria “Iniciação Tecnológica Ciências Exatas, da Terra e Engenharias”.
O trabalho premiado busca melhorar as propriedades de fármacos utilizados no tratamento da tuberculose. A pesquisa, realizada sob a orientação do professor Paulo Roberto da Silva Ribeiro, trata da obtenção e caracterização de uma dispersão sólida do fármaco etionamida e do ácido acetilsalicílico, para chegar a uma baixa solubilidade aquosa, afetando positivamente a sua eficácia terapêutica. “O objetivo foi melhorar as propriedades físico-químicas desse fármaco para o tratamento da tuberculose”, explicou o pesquisador.
Para o Marcos, que é formado no curso de Engenharia de Alimentos e desenvolve pesquisa desde a graduação, essa premiação confirma a sua vocação acadêmica para a busca de soluções que impactam a sociedade. “Esse prêmio é muito importante, pois reforça minha convicção para a pesquisa científica, uma ferramenta poderosa que pode solucionar problemas e impactar de forma positiva”, comemora.
Aluno e orientador também foram parabenizados no XXXV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e no XV Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (SEMITI).
O egresso da UFMA Imperatriz ressalta também a importância do incentivo e do fomento para desenvolver o projeto. “A bolsa de iniciação científica me proporcionou a oportunidade de trabalhar em um projeto de pesquisa relevante e desafiador que pode contribuir de forma significativa para a sociedade”, lembra.
Marcos foi contemplado com o prêmio apresentando relatório final, considerado de qualidade e de relevância para o alcance dos objetivos do Programa. Além de ter custeada pelo CNPq sua participação na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ele recebe valor em dinheiro e bolsa de estudo.
Por: Cairo Yuri
Revisado por: Lígia Guimarães