Egresso da UFMA passa a integrar o Governo Federal como Coordenador Geral de Articulação e Promoção Política Territorial

publicado: 16/04/2023 22h33, última modificação: 16/04/2023 22h41
Egresso da UFMA passa a integrar o Governo Federal

Egresso do Programa de Pós Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED), do Centro de Ciências de Imperatri da UFMA, Cleidson Pereira Marinho foi nomeado para atuar como Coordenador Geral de Articulação e Promoção Política Territorial no Ministério dos Povos Indígenas do Governo Federal, em Brasília.

Marinho, destaca que ficou muito feliz com o convite e reconhece que aprendeu a trabalhar como povos indígenas pelos ensinamentos do seu padrasto, Pedro Marizê de Sousa Guajajara, que pertence a terra indigena Arariboia. "Para mim foi muito emocionante, primeiramente foi bem rápido o chamado, mas dada a minha trajetória com os povos indígenas aqui no Maranhão, aprendi a lida do movimento com meu padrasto que é uma liderança do povo indígena", afirmou ele.

Em sua dissertação de mestrado no Programa de Pós Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED), Marinho trabalhou com a temática da educação indigena a partir da revisão e atualização do Projeto Político Pedagógico da escola de um território indigena no Maranhão.

O tema da dissertação é “Educação escolar Tentehar/Guajajara: Identidade, re-existência e protagonismo na revisão do Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Escolar Indígena Geanni Sartori, Terra Arariboia, Maranhão” e o texto está disponível  para leitura e consulta AQUI.

Antes de ser convidado para assumir a coordenação no Ministério dos Povos Indígenas, Marinho atuava como pedagogo no Instituto Federal do Maranhão (IFMA)  Campus Porto Franco.

Por: Clara Teles

Revisão: Ricardo Alvarenga