Docentes do curso de jornalismo da UFMA Imperatriz estão entre os fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz

publicado: 11/10/2023 15h58, última modificação: 11/10/2023 15h58
WhatsApp Image 2023-09-11 at 18.32.23.jpeg

O Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI), foi fundado no dia 27 de maio de 2023 e teve sua primeira reunião realizada na Academia Imperatrizense de Letras (AIL) com 35 membros fundadores presentes, dos 40 que o integram. Os docentes Roseane Arcanjo Pinheiro, Alexandre Maciel, Thays Assunção e Marcos Fábio Belo Matos do curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) compõem o quadro de fundadores do IHGI.

“Para mim foi uma grande honra receber o convite para o Instituto Histórico e Geográfico, na condição de alguém que se viu bem acolhido pela cidade desde 2019 quando passei a residir aqui”. Essa é fala do Prof. Dr. Alexandre Maciel, sobre o convite para integrar o IHGI.

Durante a primeira reunião foram eleitos os membros  da primeira diretoria e aprovados o edital de convocação, o estatuto e a ata da instituição. A Prof. Dra. Roseane Arcanjo Pinheiro assumiu a presidência do órgão e o Prof. Dr. Jessé Gonçalves Cutrim a vice-presidência, com o propósito de fortalecer e valorizar as iniciativas que preservam a memória, a história e a cultura de Imperatriz.

A Profª Roseane Arcanjo ressalta que a ideia do  Instituto não é algo novo: “Esse movimento não é de hoje, desde os anos 80 do século XX, intelectuais da cidade desejavam liderar ações nesse sentido: estimular políticas públicas, promover ações coletivas, fazer novas pesquisas, lançar livros, promover eventos para valorizar a história, a cultura e memória de Imperatriz.”

A presidente do IHGI defende que é necessário oferecer mais atividades que tragam referências do passado coletivo, para que seja possível refletir o presente e escrever o futuro. O órgão tem como compromisso promover pesquisas, debates e publicações, disseminando conteúdo dentro da realidade local sob influência da região tocantina.

Nesse sentido, serão desenvolvidas e apoiadas ações que envolvem História, Geografia, Antropologia, Arqueologia, Patrimônio Histórico, Memória, Museologia, Arquivologia e Documentação, Meio Ambiente, Cidadania, Educação e Ciências sob os princípios da ética, da legalidade, do conhecimento e da responsabilidade social. O funcionamento dessas atividades no IHGGI estão em conformidade com as leis brasileiras, com o estatuto, o regimento interno e as resoluções da Diretoria.

O Instituto trabalha com três eixos de atividades, a primeira é: fazer funcionar o Conselho de Patrimônio Cultural e Natural da cidade, que foi aprovado na Câmara Municipal há quase 15 anos, mas ainda não foi efetivado; o segundo é valorização atuação dos integrantes do IHGI que realizam as pesquisas sobre o patrimônio cultural da cidade e o terceiro é conseguir uma sede física para o Instituto, de preferência em um  prédio histórico da cidade.

Por: Elenir Castro

Revisão: Ricardo Alvarenga