Diplomata Dandara Teixeira, ministrou palestra sobre carreira diplomática na UFMA Imperatriz

publicado: 12/06/2023 14h19, última modificação: 12/06/2023 14h19
1686582334588.jpg

Na noite do dia 02 de junho alunos de diversos cursos, especialmente do Curso de Direito do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participaram da palestra “Convite à carreira Diplomática” ministrada por Dandara Miranda Teixeira de Lima, terceira-secretária do Instituto Rio Branco, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal.

A palestra teve início às 19h no auditório da Unidade Centro da UFMA Imperatriz, e foi promovida a partir de uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Centro de Ciências de Imperatriz da UFMA, e com o Centro Acadêmico José Agenor Dourado do Curso de Direito.

O encontro teve como objetivo fomentar o interesse dos estudantes universitários sobre a carreira da diplomacia, considerando vivências profissionais, possibilidades e oportunidades futuras. Eventos desta natureza estão sendo realizados em diferentes estados brasileiros, em parceria com instituições de ensino e organizações locais. A iniciativa já contemplou estados como Amapá, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

1686582334594.jpg

Entre os enfoques do projeto, também está a promoção da diversidade racial, regional e de gênero, para que desta forma o quadro funcional do Ministério de Relações Exteriores possa representar efetivamente a diversidade do povo brasileiro. Desta forma o evento constitui-se como uma oportunidade de apresentar a diplomacia como opção de carreira profissional para jovens estudantes e assim ampliar sua compreensão sobre a relevância social do Itamaraty, da política externa e dos diplomatas para a promoção do Brasil no exterior.

As atividades foram iniciadas com a fala do diretor do CCIm, Prof. Dr. Leonardo Hunaldo, seguido da Profa. Dra. Ellen Pantoja. Após as falas institucionais Dandara realizou sua palestra enfatizando detalhes da carreira diplomática, como por exemplo: onde um diplomata trabalha, suas atribuições e processo de progressão na carreira. Além disso, a diplomata tirou dúvidas dos participantes e aconselhou os que desejam seguir carreira que priorizem o estudo de línguas estrangeiras.

Por: Clara Teles

Revisão: Ricardo Alvarenga