Notícias

Devido a aprovação em concurso, discente com baixa visão do curso de Pedagogia cola grau em cerimônia especial

publicado: 14/03/2025 11h05, última modificação: 14/03/2025 11h12
A cerimônia foi realizada após a formanda ser convocada em um concurso na cidade de Açailândia
formanda pedagogia11.JPG

Na tarde da última quarta-feira (12), foi realizada a cerimônia de Colação de Grau Especial da discente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz, Maria Francisca Sousa Silva, de 45 anos. A cerimônia foi realizada de forma especial porque a formanda foi convocada em um concurso público na cidade de Açailândia para atuar como docente na educação infantil.

A, agora, pedagoga Maria Francisca, relatou a felicidade de estar finalmente se formando. “Para mim está sendo uma sensação muito especial, pois houve a necessidade de antecipar minha colação de grau devido à convocação do concurso público. Estou muito feliz e grata a todos que estiveram ao meu lado durante toda a minha trajetória acadêmica na UFMA,” expressou.

Maria Francisca tem baixa visão e relata que sua trajetória na universidade foi cheia de desafios. Ela destaca a importância dos professores e dos amigos que fez durante a graduação que a ajudaram no processo de formação. “Por ser uma aluna com baixa visão, enfrentei vários desafios, mas tive professores ao meu lado me apoiando, assim como colegas de curso, não apenas da minha turma, mas também de outras. Não posso deixar de mencionar a Assistência Estudantil, que foi fundamental na minha jornada. Eles me ajudaram dentro das possibilidades para que o processo de inclusão fosse real, garantindo minha permanência no curso”, conta.

Durante a cerimônia, o diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, Leonardo Hunaldo, destacou a trajetória e o esforço da graduanda. “É uma honra estar realizando a sua outorga de grau Maria Francisca, se que sua trajetória foi marcada por muitos desafios, mas que você ultrapassou com  muito brilhantismo.”

A coordenadora do curso de Pedagogia, Francisca Agapito, também parabenizou a formanda pela trajetória acadêmica. “Os caminhos que você percorreu na academia e os desafios, que não foram poucos, fizeram de você uma guerreira, pois conseguiu passar por todos eles com muita disciplina e determinação.” disse.

Maria Francisca finalizou o curso com a defesa do Termo de Conclusão de Curso (TCC) no dia 26 de fevereiro de 2025, com um elogiado trabalho sobre estratégias para pessoas com baixa visão e educação inclusiva, no qual recebeu nota 10.

A formanda destacou que pretende se especializar mais ainda no assunto. “Pretendo retornar à UFMA para cursar o mestrado e quero me especializar na área de educação inclusiva, pois é uma área pela qual tenho grande paixão. Além disso, desejo contribuir com estratégias para atender às necessidades daqueles que, assim como eu, precisam de inclusão.”

Durante o discurso, ao final da cerimônia, Maria Francisca agradeceu a ajuda dos amigos, professores e ledores, que contribuíram durante a sua graduação. “Eu não poderia deixar de destacar a importância do apoio que recebi para a minha inclusão aqui na universidade, especialmente com a ajuda dos ledores. Contar com o auxílio deles foi essencial para a minha permanência no curso.” disse Maria.

Maria também destacou que o suporte oferecido por eles foi fundamental para a trajetória dela, pois não só a ajudou com a acessibilidade, como também auxiliaram os professores no desenvolvimento de estratégias, que atendessem as necessidades no processo de um ensino mais inclusivo.

 

Por Pedro Bertoldo