Curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz recebe três prêmios no Expocom 2023

publicado: 11/10/2023 15h34, última modificação: 11/10/2023 15h34

O Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) da UFMA recebeu, no dia 22 de junho, três prêmios na Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom), durante o 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, nos dias 20, 21 e 22 de junho, realizado na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.

Na categoria de Rádio, Tv e Internet, o vencedor foi o Zine Sibita, um site de jornalismo cultural produzido pelo Laboratório de Comunicação Visual e Edição Criativa (Love), que foi apresentado pela aluna Maria Gabriela Santana Ribeiro. A Imprensatriz, empresa júnior do Curso de Jornalismo do CCIm, foi apresentada pelas alunas Clara Teles e Keliane Costa no Expocom e recebeu o prêmio de melhor Agência Júnior de Jornalismo.

O Jornal Arrocha, apresentado também pelas alunas Keliane Costa e Clara Teles, teve suas duas últimas edições expostas no Expocom e alcançou o prêmio de Melhor Jornal-Laboratório. Ao todo 14 alunos do Curso de Jornalismo, da UFMA Imperatriz, participaram do evento em Campina Grande, como o apoio logístico de transporte viabilizado pela Universidade.

Para a acadêmica do sexto período de jornalismo da UFMA de Imperatriz, Kaylane Freire, participar do Expocom Nordeste foi uma experiência única e que superou todas as suas expectativas. “Eu tive momentos ímpares na minha vida pessoal e profissional. Foram dias de debates, trocas e entretenimento. Além disso, também tive a experiência de escrever umas das edições do arrocha que foi premiada (45). Fiquei muito feliz, pois foi um período turbulento para a escrita do jornal, mas no final deu tudo certo. Tivemos um bom resultado e hoje somos campeões regionais”, contou ela.

Além dos premiados no Expocom, a UFMA do CCIm ainda teve mais quatro trabalhos apresentados nas diversas categorias, foram eles: o documentário “Firma o guia - Umbanda: fé, amor e resistência”, apresentado por Kennedy Mendes Silva, na categoria Cinema e Audiovisual + Rádio, TV e Internet; o trabalho “Que terreno somos nós?: retratos da rua Campos Santos”, apresentado pela aluna Viviane Reis; o podcast Giro Cultural, representado pelas alunas Tayná Duarte e Nathália Carvalho e, por último, teve ainda o TrumanCast, um podcast do livro-reportagem apresentado por Andréia Liarte Barbosa.

Quando perguntada sobre o que essa premiação significa para o curso, a coordenadora do curso de Jornalismo, Michelly Carvalho,  conta que os prêmios só confirmam o potencial extraordinário dos estudantes . “São a prova viva da parceria espetacular que nossos alunos têm entre si e com o nosso corpo docente e técnico. Mostra, ainda, que mesmo com recursos limitados fazemos muito e deixa evidente que, se houver mais investimento, podemos fazer coisas ainda mais extraordinárias. Enquanto coordenadora fiquei muito feliz e orgulhosa dos nossos estudantes, professores, técnicos e do nosso curso de maneira geral”, comemorou.

Por: Clara Teles

Revisão: Lígia Guimarães