Projeto de Extensão do Curso de Engenharia de Alimentos capacita produtores de agroindústrias de polpa de frutas

publicado: 16/04/2023 22h38, última modificação: 14/06/2023 09h26
Curso de Engenharia de Alimentos da UFMA tem parceria com projeto de extensão

Recentemente o Curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), celebrou parceria com a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Davinópolis com o objetivo de implementar cursos voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar no município.

Os cursos são parte do projeto de extensão “Boas práticas de fabricação em agroindústrias de polpa de Frutas” que já estava sendo realizado antes nas cidades de Porto Franco e Estreito e nesse ano de 2023 foi incluído ao projeto as cidades de Imperatriz, João Lisboa e Davinópolis.

Após firmar as parcerias o projeto parte para as próximas etapas de execução que consistem em: mapear as agroindústrias de polpas de frutas nas cidades citadas através de parcerias com as prefeituras e o Sebrae, avaliar as condições higiênico-sanitárias das agroindústrias de polpa de fruta localizadas nos municípios e aplicar um check-list para averiguar as condições de produção e processamento das polpas de frutas.

Diante do cenário identificado a equipe do projeto traça um conjunto de ações corretivas que vão desde ministrar palestras e minicurso sobre noções básicas de higiene até o treinamento dos produtores de polpa de fruta dessas cidades quanto às boas práticas de fabricação.

O projeto tem ainda como um dos seus objetivos específicos capacitar os alunos do curso de Engenharia de Alimentos da UFMA Imperatriz sobre boas práticas de fabricação através da produção de material didático sobre a temática como apostilas, cartilhas, folders e podcasts.

As ações desenvolvidas pelo projeto são oferecidas gratuitamente nos municípios e a equipe executora, liderada pela Profa. Dra. Virlane Kelly Hunaldo, é composta por mais de dez bolsistas de extensão do Curso de Engenharia de Alimentos da UFMA Imperatriz. Para a professora, o projeto é uma forma de devolver para a sociedade o conhecimento produzido na universidade. “O projeto é bom para produtores já que é completamente gratuito, sendo também uma devolução da universidade para a sociedade na forma de projeto de extensão”, afirmou a docente.

Por: Clara Teles

Revisão: Ricardo Alvarenga