Curso de Enfermagem da UFMA Imperatriz promove ação educativa no centro da cidade

publicado: 08/11/2023 17h33, última modificação: 08/11/2023 17h34
A ação realizada em parceria com a Unimed Maranhão do Sul reuniu cerca de 40 alunos e fez mais de 500 atendimentos
Snapinsta.app_399692567_18392722723030939_8090010013055930963_n_1080.jpg

Na manhã da última terça-feira, 07 de novembro, o curso de Enfermagem do Centro de Ciências de Imperatriz da UFMA realizou uma ação educativa no calçadão da cidade. Foram oferecidos para a população serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, medição de peso e altura, orientações sobre prevenção de diabetes, hipertensão, câncer de mama e de próstata, além de vacinação contra tétano, influenza e COVID-19 para adultos.

A ação faz parte das atividades da disciplina Práticas Educacionais de Enfermagem e contou com a participação de cerca de 40 alunos do quinto período em diante. A ação teve também a parceria da Unimed Maranhão do Sul, que ficou responsável pela realização dos testes de glicemia.

A docente do curso de Enfermagem, professora Janaina Bezerra, é uma das responsáveis pelo projeto. Ela ressalta que a iniciativa assegura os pilares da universidade, ensino, pesquisa e extensão. “Estamos hoje com os alunos promovendo saúde por meio da disponibilização dos testes, também de práticas educativas. Além disso, esses alunos estão sendo integrados à sociedade, à sua comunidade, fazendo essa troca de experiência que eles já têm e, com isso, desenvolvendo competências e habilidades”, avalia a docente.

Para os estudantes, o projeto foi uma oportunidade de ir além da prática trabalhada em sala de aula. “Já praticamos na sala e agora temos essa oportunidade de ter muita prática aqui porque está vindo muita gente pra vacinar também, então está sendo uma experiência bastante proveitosa e edificadora”, observa Amanda Cavalcante, aluna do quinto período do curso de Enfermagem.

A iniciativa trouxe benefícios tanto para os alunos quanto para a comunidade, que teve a sua disposição serviços de saúde de forma facilitada. A ação movimentou o público que passava pelo local, realizando mais de 500 atendimentos durante a manhã.

Para Giovana Assunção, vendedora que passava pelo calçadão e resolveu realizar os atendimentos prestados, a ação além de incentivar a população a se prevenir, ajuda a facilitar esse processo. “Todo mundo precisa se vacinar, é uma prevenção, a gente sempre fica gripado e muitas vezes a gente não tem tempo de ir até ao posto e quando tem a disponibilidade assim é bom a gente aproveitar a oportunidade”, comenta a jovem.

Por: Jeciane Chaves

Revisão por: Lígia Guimarães