Curso de Enfermagem da UFMA Imperatriz comemora 17 anos: alunos e professores compartilham emoção por fazer parte dessa história

publicado: 20/11/2023 17h21, última modificação: 20/11/2023 17h23
1.png

Em 16 de novembro de 2006, o curso de Enfermagem entrou para o quadro de cursos oferecidos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), e este ano o curso celebra seus 17 anos de história.

O curso de Enfermagem marcou o início de uma nova era para a UFMA de  Imperatriz. Na época, a Universidade passava por um processo de expansão e recebeu três novos cursos, Enfermagem, Comunicação Social - Jornalismo e Engenharia de Alimentos.

Foi um marco, não só para a comunidade acadêmica, mas para toda a cidade de Imperatriz. A chegada do curso representou novas possibilidades, isso porque foi o primeiro curso de Enfermagem a ser ofertado nas universidades públicas da cidade, além de ter sido o primeiro da área da saúde a ser ofertado no campus.

O início de suas atividades não foi fácil e começaram de forma provisória, com apenas dois laboratórios, dividindo o espaço da estrutura da Unidade do  Centro com os cursos que já existiam antes.  Foi somente no ano de 2013 que a Unidade Bom Jesus, onde o curso fica localizado atualmente, teve suas portas abertas, possibilitando que o curso de Enfermagem obtivesse mais salas laboratoriais, contribuindo para a formação completa dos estudantes.

Ao longo de seus 17 anos, o curso vem formando profissionais capacitados para além do conhecimento acadêmico, com a preocupação de agir com sensibilidade e ética no desígnio de cuidar do ser humano.

O trabalho do corpo docente e o desempenho do curso trouxeram reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). No ano de 2010, o curso foi reconhecido e aprovado e recentemente, em 2020, o curso voltou a ser avaliado positivamente pelo MEC com nota 4. Atualmente, o curso já formou mais de 400 enfermeiros, que estão inseridos no mercado de trabalho de Imperatriz e também de outras regiões do país.

O curso segue trabalhando cada vez mais para que a formação de seus alunos siga os pilares da Universidade, de ensino, pesquisa e extensão, e desenvolva ações e eventos que contribuam para o crescimento pessoal, profissional e curricular dos alunos. “A Jornada de Enfermagem” (JOENF) é um exemplo disso, evento anual organizado pelo curso, com palestras e apresentações de trabalho, que esse ano realizou sua 11° edição.

O Centro Acadêmico do curso, Ana Néri, é responsável por realizar ações em busca de melhores condições para os alunos e a sociedade. Um dos seus grandes feitos foi fazer a Cerimônia do Jaleco se tornar um hábito do curso, a primeira foi realizada em 2022. A cerimônia trouxe para os alunos a possibilidade de se sentirem, enfermeiros de fato, como ressalta o presidente do Centro Acadêmico, Allysson Aguiar. “Passar por esse ritual marca o aluno, faz o aluno perceber que está no lugar certo”, contou.

Este ano, alunos e professores compartilham o mesmo sentimento de orgulho por fazer parte dessa história. Para Allysson, cada um que passou pelo curso deixou sua marca ao longo do tempo, contribuindo para o crescimento e fortalecimento de sua história. “Me sinto orgulhoso, pois esses 17 anos foram tocados por muitos e construídos por muitos”, destacou.

O curso de Enfermagem é um espaço de aprendizado construído por uma comunidade que valoriza a compaixão, a empatia e a integridade. Ao longo dos 17 anos a instituição tem construído uma sólida reputação como um centro de excelência, contribuindo para o avanço da saúde e o bem-estar da sociedade. Enquanto celebra seu passado brilhante, o primeiro curso da área da saúde olha para o futuro com entusiasmo e determinação, com a missão de continuar formando enfermeiros excepcionais que farão a diferença no mundo. Que venham muitos mais anos de sucesso e inovação!

Por: Jeciane Chaves e Carolina Sena

Revisado por: Lígia Guimarães