Comitiva da SINFRA e PROAES realiza visita técnica e discute demandas na UFMA Imperatriz

publicado: 31/01/2024 12h30, última modificação: 06/02/2024 10h33
WhatsApp Image 2024-01-25 at 12.30.01.jpeg

Uma comitiva da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) visitou as instalações das Unidades: Prof. Batista Oliveira e Bom Jesus, em Imperatriz,  nos dias 24 e 25 de janeiro.

Durante a visita, o superintendente de Infraestrutura, Guilherme Abreu; o Pró-reitor de Assistência Estudantil, Danilo Lopes, e suas equipes discutiram com a direção, equipes técnicas e estudantes do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) sobre as principais demandas da instituição para o ano letivo de 2024.

Aumento das bolsas de Assistência Estudantil

O diretor do CCIM, professor Leonardo Hunaldo dos Santos, pontuou a necessidade do diálogo para a construção da política de assistência estudantil. “Estamos recebendo as equipes Proaes e Sinfra, num compromisso firmado com o reitor de enviar as equipes para mostrar um pouco da nossa realidade local; nossas demandas e ouvir o que as pastas têm para 2024. É um momento de diálogo também com nossas equipes da Sinfra local; Assistência Estudantil; estudantes; CAs e atléticas. Esperamos que seja um ano muito produtivo”, destacou.

O Pró-reitor de Assistência Estudantil, Danilo Lopes, explicou que a equipe da Proaes está percorrendo as unidades de Balsas; Imperatriz, Grajaú; Bacabal; Codó; Chapadinha; São Bernardo; Pinheiro; Cururupu e Alcântara  para compreender as especificidades de cada campus.

“A ação da Proaes está voltada para equalizar as ações tanto em São Luís, quanto em todos os câmpus do interior.  A meta das nossas visitas é  direcionada a identificar a dor de cada centro. Teremos ações padronizadas, mas também teremos ações mediante à necessidade de cada Centro, como o tipo de bolsa; os valores; quantidade; a discussão também para a regulamentação da Assistência Estudantil na universidade; a política da extensão; os regimentos de residência; resolução para o esporte. Estamos ouvindo os servidores, os Centros, as lideranças estudantis, CAs, Atléticas  para balizar como vai ser construída essa política de assistência estudantil”, afirmou o pró-reitor.

Dentre as metas para 2024, o pró-reitor  anunciou que o auxílio creche passará para de R$450,00  e que está previsto o aumento do valor/nº das bolsas da assistência estudantil.

Telhados, banheiros e ar condicionado

O gestor da Sinfra em Imperatriz, professor Marco Antônio Gehlen, explica que as reuniões de alinhamento com a Sinfra já estão sendo realizadas desde o final do ano passado e que a visita técnica da equipe permite alinhar as necessidades do CCIM e mapear as prioridades na área de infraestrutura.

“Essa visita foi importante porque nós conseguimos mostrar os principais e maiores problemas que nós temos  em relação à infraestrutura, desde coisas mais simples até obras maiores. Construímos um caminho de diálogo para conseguirmos solucionar os principais problemas. Vimos a questão manutenção predial; jardinagem; serviço de limpeza; segurança; aparelhos de ar condicionado e conseguimos definir prioridades”, pontuou.

O superintendente de Infraestrutura da UFMA, Guilherme Abreu, destacou que a  Sinfra se programou para percorrer todos os câmpus do continente nos meses de janeiro e fevereiro . “Passamos por Balsas, Imperatriz e iremos para Grajaú, para, junto com os diretores de Centro, fazermos uma avaliação do que existe de pendências na sua parte de infraestrutura para que a gente possa recuperar até o início das aulas”.

Guilherme assegurou que será dada prioridade para manutenção de telhados, banheiros e climatização completa das salas até o início das aulas, prevista para dia 11 de março. “Planejamos que nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro iremos trabalhar nas coberturas dos telhados; banheiros e toda essa parte de ar condicionado, na manutenção. Em fevereiro, iremos instalar todos os novos aparelhos de ar condicionado, que estarão chegando, para que no dia 11 de março, na volta às aulas, a gente tenha todos os aparelhos de ar condicionado funcionando; todas a coberturas feitas e todos os banheiros em 100% em condições de uso”, garantiu. As equipes também estão agilizando a continuidade de obras paradas e reformas mais complexas já previstas.

Por: Lígia Guimarães