Centro Acadêmico de LCH da UFMA Imperatriz realiza cerimônia em comemoração aos 14 anos do curso

publicado: 10/06/2024 19h02, última modificação: 10/06/2024 19h02
14 anos lch.jpeg

O Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Humanas-Sociologia, da UFMA de Imperatriz, realizou na noite da última quarta-feira (29), a cerimônia em comemoração aos seus 14 anos de trajetória.

O evento contou com exposição de produções docentes, mesa redonda com a coordenadora do curso, Vanda Pantoja;  o professor Manoel Pinto; o presidente estadual do Instituto Carta Magna da Umbanda, Celson Santos; o diretor do CCIm, Leonardo Hunaldo, e o primeiro presidente do Centro Acadêmico do curso de Sociologia, Gilson. O evento propiciou também um espaço cultural, com a “Gira do Terreiro Nossa Sra. Santana”, no pátio da Universidade.

Com uma jornada marcada por conquistas, descobertas e inovações, o curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia celebra os seus 14 anos seguindo sua determinação de estudar as mudanças sociais e o comportamento humano em diferentes contextos, como uma uma ciência que busca a compreensão de sociedade moderna.

Para a coordenadora do curso de Ciências Humanas, Vanda Pantoja, a comemoração dos 14 anos é merecedora e significativa. “Eu estou aqui no curso desde a sua fundação, em 2010. Trabalhando desde a primeira turma e confesso, são 14 anos de construção, de aprendizado, de formação e que hoje nós estamos aqui refletindo sobre tudo isso”, revela.

Quem também destacou a importância da comemoração dos 14 anos do curso de Sociologia foi o dirigente de mesa de Catimbó e Umbanda de Imperatriz, Fagner Yansã. Segundo ele, ter sido convidado para compartilhar seu trabalho aos participantes do evento foi indescritível. “Sou um Pai de Santo pequeno e mostrar o meu trabalho à frente da jornada na Umbanda, que é uma religião que abraça todas as outras, é maravilhoso. A Umbanda é muito pluralizada e amorosa. Nós temos também a excelência dos Orixás, que é divindade ou a manifestação do Deus criador através da natureza”, pontua.

Atualmente, o curso de Licenciatura em Ciências Humanas- Sociologia conta com doze professores efetivos e dois substitutos, além de um Programa de Pós-graduação, atuação em pesquisa, extensão e programas de docência.

A diretora de Assuntos Estudantis do Centro Acadêmico de Sociologia, Lara Eduarda, afirma que a exposição de produtos dos docentes no evento é uma forma imersiva de se conectarem profundamente. “Nós tivemos essa proposta de reunir as produções dos nossos docentes, as pesquisas, os livros que eles publicaram. Temos pesquisas também dos nossos discentes, dos mestrandos do PPGS”, conta.

É válido lembrar também que o curso de LCH da UFMA de Imperatriz passou por uma reformulação e possui um novo projeto pedagógico, aprovado com sucesso pelo quadro de servidores docentes, técnico e discentes, e demais instâncias. Além de ter conquistado nota 5 de qualidade no MEC.

Por: Luana Bandeira.