Notícias

Biblioteca da UFMA Imperatriz possui um acervo de mais 22 mil exemplares à disposição da comunidade acadêmica

publicado: 11/03/2024 15h29, última modificação: 12/03/2024 10h16
Conheça mais sobre o papel do bibliotecário e do acervo da universidade

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz possui duas bibliotecas, uma localizada na Unidade Prof. José Batista de Oliveira, no centro da cidade, e outra na Unidade Bom Jesus, que juntas somam um acervo de 7.993 títulos e 22.334 exemplares. 

Atualmente, a Unidade Prof. José Batista possui um acervo de 6.558 títulos e 15.011 exemplares e, na Unidade Bom Jesus, o acervo é de 1.435 títulos e 7.323 exemplares, que atendem às diversas áreas de conhecimento relacionadas aos cursos que a universidade oferece: Ciências Contábeis, Ciências Naturais - Biologia;  Ciências Humanas - Sociologia; Direito; Enfermagem; Engenharia de Alimentos; Jornalismo; Medicina, e Pedagogia. 

No dia 12 de março celebra-se o dia do bibliotecário e o profissional que atua na biblioteca de uma universidade pública assume também a responsabilidade de acompanhar de perto o desenvolvimento da ciência, inovação e tecnologia. 

Alessandra Saraiva é bibliotecária na UFMA Imperatriz desde 2010. Ela explica que esse profissional atua também como um importante suporte para o ensino, pesquisa e extensão, no exercício de facilitar o acesso às fontes que atendam às necessidades dos usuário que buscam por informações, por meio de serviços e orientações aos pesquisadores, que irão contribuir para a descoberta de novos conhecimento e formação de profissionais. “O profissional bibliotecário tem a habilidade de gerenciar informações em diferentes suportes: papel, nuvem, sistemas eletrônicos de gerenciamento de dados, livros eletrônicos, dentre outros, com o objetivo de facilitar a recuperação dessa informação”, esclarece. 

A bibliotecária Alessandra reforça também o trabalho desse profissional na inclusão do cidadão e no combate à desinformação. “Esse profissional também permite a inclusão social de cidadãos por meio da mediação da leitura e da informação, contribuindo assim para uma sociedade mais crítica apta a combater a desinformação. Portanto, o bibliotecário tem um papel muito importante na sociedade, pois é o agente intermediário entre a informação e o usuário, seja em uma pesquisa científica, seja em uma leitura de entretenimento, é ele quem irá ser o canal da informação relevante para o avanço da ciência ou para o enriquecimento cultural do cidadão”, destaca Alessandra Saraiva.

As bibliotecas da UFMA Imperatriz oferecem os seguintes serviços:

  Circulação de materiais informacionais

Orientação de normalização de trabalhos acadêmicos

Ficha catalográfica on-line

Comutação Bibliográfica (COMUT)

Levantamento bibliográfico

Treinamento de fontes eletrônicas

Visitas orientadas

 

Por: Lígia Guimarães 

Fotos: Rubem Rodrigues

 

Conheça mais sobre as bibliotecas da UFMA no site e o perfil do Instagram @bibliotecas.ccim