Alunos do curso de Jornalismo da UFMA Imperatriz conquistam primeiro lugar em Congresso de Comunicação

publicado: 16/05/2024 17h28, última modificação: 16/05/2024 17h28
Premiados já garantiram vaga para a etapa nacional do Intercom
INTERCOM-221 (1).jpg

Nos dias 08 a 10 de maio os alunos do curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) participaram da 30º Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, o Expocom, que é a modalidade de mostra de produtos que integram o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom), que foi realizado em Natal, no Rio Grande do Norte.

Os discentes conquistaram o primeiro lugar em cinco modalidades: Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (Programa Ôxente); Jornalismo: jornal laboratório (Jornal Arrocha); Modalidade Produção Transdisciplinar: Comunicação e inovação (Manual de Redação de Jornalismo Independente do Nordeste); Produção Transdisciplinar: design de imprensa (Sibitão: Suplemento Cultural do Zine Sibita) e Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (Minuto UFMA Imperatriz: produto de comunicação para a construção da imagem organizacional).

O vencedor da categoria Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo Kennedy Mendes, aluno do curso de Comunicação Social do CCIm, comenta sobre a participação no evento. “Foi uma experiência boa demais conhecer Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mas dessa vez com gostinho de vitória foi especial. Nos resta aguardar a etapa nacional do Intercom e torcer muito para que venha o primeiro lugar mais uma vez”, descreveu.

A professora Marta Alencar, que idealizou e coordenou a equipe  do Manual de Redação de Jornalismo Independente do Nordeste, ressalta o resultado positivo: “O Manual é a representação da força do Nordeste. É a representação também de que um trabalho colaborativo e que enaltece o jornalismo independente pode sim ser a somatória de várias mãos que constituem não só a própria Universidade Federal do Maranhão Campus Imperatriz, como também o próprio mercado jornalístico na região. E eu fico muito feliz em ver que os alunos abraçaram essa causa, essa obra, em terem contribuído de alguma forma”, avalia.

Para os alunos, a emoção de participar do evento e representar a UFMA Imperatriz foi algo incrível. É o que diz a aluna do curso de Jornalismo Lyandra Gomes. “Eu fiquei muito feliz, né, por ter ido ao Intercom a primeira vez, foi minha primeira experiência nesse evento, e assim, uma experiência muito maravilhosa ter contato com outros acadêmicos de outros estados do Nordeste, é uma experiência muito rica e também”, avaliou.

A professora Izani Mustafá, coordenadora do Programa Ôxente, fala da importância de representar a universidade participando no evento nacional. “É muito representativo e tem uma importância muito grande dentro do Nordeste. E além disso, isso significa que agora, eles premiados em primeiro lugar, eles automaticamente vão concorrer ao prêmio nacional. Eles vão para a Intercom Nacional disputar o primeiro lugar na mesma categoria com outras quatro regiões. Então, isso é muito importante, eles já são vencedores”, conta.

Acadêmica do curso de Jornalismo do CCIm, que representou o Sibitão: Suplemento Cultural do Zine Sibita, foi o vencedora na categoria Produção Transdisciplinar: design de imprensa. Ela destacou as emoções em participar do Expocom: “Foi uma honra muito grande ganhar o prêmio em meio a tantas produções incríveis. O frio na barriga é substituído pelo sentimento de dever cumprido, o esforço em sala de aula foi recompensado. Ir para a etapa nacional com outros quatro trabalhos de alto patamar também já é uma conquista, agora é só esperar setembro e torcer pela segunda vitória”.

Outro reconhecimento  foi o da mestranda do PPGCom da UFMA Imperatriz, Michely da Silva Alves, no Prêmio Intercom Comunicação para a Transformação Social da Região Nordeste - Edição 2024, na modalidade Pesquisa - Mestranda com o trabalho "Em ritmo lento: estado da arte sobre jornalistas negras e/ou jornalistas mulheres na mídia  em teses e dissertações do Brasil (2015-2023), orientado pela professora Thaisa Bueno.

A conquista de cinco categorias no Expocom é um testemunho do talento, dedicação e compromisso dos alunos  e professores do curso de jornalismo da UFMA Imperatriz, pois demonstra  não apenas excelência em suas respectivas áreas, mas também mostraram a capacidade da universidade em formar profissionais preparados para os desafios do mercado de comunicação.

Os cinco produtos premiados já garantiram vaga para a etapa nacional do Intercom, que acontecerá de forma híbrida. A primeira parte remota acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto e a etapa presencial entre os dias 3 e 6 de setembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). em Balneário Camboriú - SC.

Por: Elenir Castro