Aluno do curso de Sociologia da UFMA defende pesquisa sobre a narrativa oficial da história de Imperatriz

publicado: 11/10/2023 15h14, última modificação: 11/10/2023 15h14
IMG_20230726_122537_608.jpg

No dia 20 de julho, Luís Fernando Lima Rodrigues defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia, do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) da UFMA, com a pesquisa sobre o tema “A FUNDAÇÃO DE IMPERATRIZ E SEUS MITOS: Conquista, Religião e Resistência indígena”, sob orientação do professor do curso de Sociologia do CCIm, Rogério Vegas.

Luís Rodrigues, que se declara filho do catolicismo local, conta que sempre teve a curiosidade de compreender como Frei Manoel Procópio e Santa Teresa se tornaram as figuras religiosas mais importantes da cidade. Também teve curiosidade de entender por que, quando as pessoas falam de Imperatriz-MA,  sempre  enaltecem o Frei e Santa Teresa. Tais questionamentos despertaram no aluno do curso de Sociologia a vontade de entender porque o Frei Manoel é visto como libertador e bem aventurado, que trouxe salvação e dignidade aos indígenas, como a historiografia até agora vinha mostrando.

A ideia de falar da narrativa histórica de Imperatriz surgiu em junho do ano passado, porém Luís só deu início a pesquisa em outubro de 2022, quando foi para São Luís em busca de documentos e informações que citassem o processo de colonização do sul do Maranhão e que pudessem lhe ajudar na produção da pesquisa. Além de documentos, a pesquisa se baseou na historiografia da cidade e também na pintura de Francisco Gonçalves, que mostra a chegada de Frei Manoel Procópio e o contato com os indígenas que aqui habitavam.

O pesquisador conta que, como parte de seus resultados, ele chegou à conclusão de que “a igreja era um mecanismo utilizado justamente para passar a ideia de bondade e apaziguar os contatos com os indígenas locais, porém a mesma era ciente de que já haviam conflitos anteriores com o Próprio Procópio, onde o mesmo foi expulso por um grupo indígena o que o obrigou a descer mais o rio Tocantins”.

Luís obteve nota 10 na avaliação do seu trabalho de conclusão, e a banca solicitou a publicação da pesquisa. Em breve, a pesquisa será disponibilizada na Biblioteca da UFMA, Unidade Prof. José Batista de Oliveira, no acervo referente aos TCC’s do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia.

Por: Clara Teles

Revisado por: Lígia Guimarães