Notícias

Academia Imperatrizense de Letras foi sede do lançamento do segundo volume do livro "200 anos da Imprensa no Maranhão"

publicado: 20/06/2023 18h47, última modificação: 20/06/2023 18h47
DSC_0139.jpg

No começo do mês de junho, as salas da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) receberam o lançamento do volume 2 do livro “200 anos de Imprensa no Maranhão”. Obra editada pela EDUFMA, sob organização de Marcos Fábio Belo Matos, vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Roseane Arcanjo Pinheiro, professora do Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) e Roni César Andrade de Araújo, professor do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas do Centro de Ciências de Grajaú.

Em 2022 foi publicado o primeiro volume do livro, que foi estruturado com um olhar mais voltado para a história da imprensa maranhense em 14 artigos. Este ano, os 16 artigos que compõem a nova publicação abordam o valor social da imprensa em uma perspectiva mais sociológica. Entre os autores, 13 deles são Imperatrizenses, a forte presença atesta o dinamismo do ambiente acadêmico de Imperatriz,  particularmente no âmbito das Ciências Sociais aplicadas deste Centro, seja pela graduação ou pelos programas de pós-graduação, como o de Sociologia e de Comunicação, por exemplo.

Para o vice-reitor, a obra fomenta o resgate da história da imprensa no estado, em dois volumes que contribuem com os estudos da mídia maranhense. Por isso, para que alcance o público em geral e seja também utilizada como referência bibliográfica, as obras serão disponibilizadas gratuitamente em formato e-Book no site da EDUFMA - Editora da UFMA.  O lançamento se estendeu entre Imperatriz e São Luís e representou o fechamento de um ciclo de comemoração do bicentenário da imprensa no estado do Maranhão.

DSC_0028.jpg

Como parte das celebrações dos 200 anos da Imprensa no Maranhão, a Diretoria de Comunicação da UFMA produziu muitos conteúdos celebrativos, dentre eles: documentário, podcast, longform, web stories e uma série de matérias jornalísticas. Além, da criação e entrega da “Comenda 200 anos da Imprensa no Maranhão”, onde foram reconhecidas 50 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da imprensa no estado.

Segundo Marcos Fábio, os artigos que constituem as obras foram selecionados por meio de publicação de edital público onde inscreveram 30 trabalhos, destes, 14 traziam o campo histórico descritivo e 16 deles partiam de uma visão analítica da imprensa. A edição mais recente abrange áreas da cultura, do discurso, da metodologia de pesquisa, jornais,  produção gráfica, etc, assim diversas faces da imprensa maranhense foram analisadas pelos autores da obra.

Por: Kennedy Mendes 

Revisão: Ricardo Alvarenga