Notícias
Academia Imperatrizense de Letras foi sede do lançamento do segundo volume do livro "200 anos da Imprensa no Maranhão"
No começo do mês de junho, as salas da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) receberam o lançamento do volume 2 do livro “200 anos de Imprensa no Maranhão”. Obra editada pela EDUFMA, sob organização de Marcos Fábio Belo Matos, vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Roseane Arcanjo Pinheiro, professora do Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) e Roni César Andrade de Araújo, professor do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas do Centro de Ciências de Grajaú.
Em 2022 foi publicado o primeiro volume do livro, que foi estruturado com um olhar mais voltado para a história da imprensa maranhense em 14 artigos. Este ano, os 16 artigos que compõem a nova publicação abordam o valor social da imprensa em uma perspectiva mais sociológica. Entre os autores, 13 deles são Imperatrizenses, a forte presença atesta o dinamismo do ambiente acadêmico de Imperatriz, particularmente no âmbito das Ciências Sociais aplicadas deste Centro, seja pela graduação ou pelos programas de pós-graduação, como o de Sociologia e de Comunicação, por exemplo.
Para o vice-reitor, a obra fomenta o resgate da história da imprensa no estado, em dois volumes que contribuem com os estudos da mídia maranhense. Por isso, para que alcance o público em geral e seja também utilizada como referência bibliográfica, as obras serão disponibilizadas gratuitamente em formato e-Book no site da EDUFMA - Editora da UFMA. O lançamento se estendeu entre Imperatriz e São Luís e representou o fechamento de um ciclo de comemoração do bicentenário da imprensa no estado do Maranhão.
Como parte das celebrações dos 200 anos da Imprensa no Maranhão, a Diretoria de Comunicação da UFMA produziu muitos conteúdos celebrativos, dentre eles: documentário, podcast, longform, web stories e uma série de matérias jornalísticas. Além, da criação e entrega da “Comenda 200 anos da Imprensa no Maranhão”, onde foram reconhecidas 50 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da imprensa no estado.
Segundo Marcos Fábio, os artigos que constituem as obras foram selecionados por meio de publicação de edital público onde inscreveram 30 trabalhos, destes, 14 traziam o campo histórico descritivo e 16 deles partiam de uma visão analítica da imprensa. A edição mais recente abrange áreas da cultura, do discurso, da metodologia de pesquisa, jornais, produção gráfica, etc, assim diversas faces da imprensa maranhense foram analisadas pelos autores da obra.
Por: Kennedy Mendes
Revisão: Ricardo Alvarenga