Contabilidade inteligência que gera resultados confiáveis

publicado: 25/04/2023 09h31, última modificação: 25/04/2023 14h19
joaolira.jpg

Fonte: Patrono da Contabilidade Brasileira – João de Lyra Tavares

O dia do profissional de contabilidade é uma homenagem ao discurso histórico do senador João de Lira Tavares, considerado patrono da contabilidade no Brasil, realizado em 25 de abril de 1826, em defesa da regulamentação da profissão contábil, essa regulamentação ocorreu posteriormente com a publicação do decreto n° 20.158, de 30 de junho de 1931.

Para o Prof. Dr. Cleber Pereira, coordenador do Curso de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão, essa é uma data significativa e de reconhecimento, pois “comemoramos hoje 92 anos desde que a profissão do contador foi regulamentada e hoje nós temos mais de 500 mil contadores no Brasil”, destaca o professor.

Muitos confundem ou relacionam as definições de contabilista e contador, especialmente por se tratar de termos muito parecidos, porém, o contabilista é todo profissional que atua no campo das Ciências Contábeis, mas que não necessariamente possui formação universitária na área, diferente do contador. Sendo assim, pode-se dizer que todo contador é um contabilista pois atua em Ciências Contábeis, porém nem todo contabilista é um contador.

Neste dia que se celebra a regulamentação do profissional de contabilidade é importante destacar o importante trabalho desempenhado por esses profissionais, pois é através dos estudos, pesquisas e técnicas desenvolvidas na área que as pessoas acabam conhecendo melhor suas situações econômica, financeira e patrimonial não só no âmbito empresarial como também no âmbito pessoal. O profissional de contabilidade tem como função apurar os lucros e prejuízos tidos por empresas e pelas pessoas e no último caso, do prejuízo, pensar em soluções viáveis e legais de acordo com cada situação.

O coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UFMA Imperatriz reafirmou a necessidade de reconhecimento à profissão. “Nós devemos reconhecer e ser reconhecidos pelo volume de trabalho que temos, ainda mais no contexto da pandemia, pois surgiram muitas medidas provisórias neste período o que gerou impacto na economia, assim os contadores tiveram inúmeras atividades diferentes. Então tem sido uma conquista, a sociedade está reconhecendo esse trabalho", ressaltou o Prof.  Cleber Pereira.

Texto: Clara Teles

Edição: Ricardo Alvarenga