Estão abertas as inscrições para editais de concessão de bolsas e auxílios até 14 de abril

publicado: 21/03/2024 17h30, última modificação: 21/03/2024 17h31
proaes.png

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES), da Universidade Federal do Maranhão, lançou no último dia 11 de março, os  editais  para a concessão de bolsas de bolsas e auxílios destinados a  estudantes em componentes curriculares dos cursos de graduação  presencial e em situação de vulnerabilidade, ou seja, discentes com  com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e, principalmente , aqueles vindos da rede pública de educação básica.

A seleção visa à formação de cadastro de reserva. As vagas serão ofertadas e preenchidas conforme a ordem de classificação final, a disponibilidade de vagas. O objetivo dos editais é proporcionar oportunidades equitativas de acesso à educação, incentivando o mérito acadêmico e promovendo a inclusão social.

As bolsas e auxílios disponíveis são: Auxílio Alimentação - Modalidade Prestação Pecuniária; Auxílio Alimentação - Modalidade Restaurante Universitário; Bolsa Aprimoramento Acadêmico; Auxílio Creche; Auxílio Moradia - Prestação Pecuniária; Auxílio Transporte; Auxílios de Fluxo Contínuo para Participação em Eventos e também para concessão do Auxílio Emergencial.

A técnica em Assuntos Educacionais da UFMA Imperatriz, Lucivania Silva de Melo, ressalta a importância da inscrição dos alunos. “É importante os alunos se inscreverem para que eles possam ter algumas garantias, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade social, para garantir permanência na instituição de uma forma mais tranquila, que ele possa se sentir mais seguro”, explicou.

A  etapa da inscrição é feita com a adesão ao Cadastro Único, que é feito ao acessar o SIGAA. O estudante  deverá clicar na aba “Bolsas”, em seguida, em “Aderir ao Cadastro Único”; preencher corretamente todo o Cadastro Único e aceitar as condições de participação. Logo após deve ir na aba de “Solicitação de Bolsa” e selecionar o auxílios desejados, devendo salvar todos os  comprovantes de inscrição.

Vale ressaltar que as inscrições começaram no dia 18 de março 03 e vão até 14de abril.  O aluno poderá se inscrever para mais de um auxílio e/ou bolsa.

Para acessar o Edital Unificado para Concessão de Bolsas e Auxílios (2024), CLIQUE AQUI.

Para acessar o Edital para Concessão de Auxílios de Fluxo Contínuo (Participação em Eventos e Moradia na modalidade Residência), CLIQUE AQUI

Para acessar o Edital para concessão do auxílio Emergencial (2024), CLIQUE AQUI.

Por: Elenir Castro