Curso de Pedagogia da UFMA Imperatriz promove a Semana do Brincar 2023

publicado: 23/05/2023 10h04, última modificação: 23/05/2023 11h44
WhatsApp Image 2023-05-22 at 08.42.45.jpeg

O curso de Pedagogia do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está promovendo de 22 a 26 de maio, a Semana do Brincar 2023, um evento anual cuja abertura foi realizada na noite de segunda feira (22), no auditório da Unidade Centro da UFMA Imperatriz

A Semana do Brincar é realizada com o objetivo de valorizar a criança e seu brincar livre, descobrindo o mundo, aprendendo sobre seus limites e potências, construindo valores de sustentabilidade ambiental e respeito a todas as diferenças. Sendo também uma oportunidade de conscientização para a sociedade, a fim de garantir que todas as crianças tenham acesso a áreas naturais limpas e dignas, nos seus espaços de brincar e de viver todos os dias.

WhatsApp Image 2023-05-11 at 08.26.11 (14).jpeg

As atividades que marcam a abertura da semana serão realizadas hoje (22), na Unidade Centro da UFMA Imperatriz, às 18h30. A programação será iniciada com um momento cultural conduzido pela Profa. Dra. Tereza Bomfim e na sequência acontecerá uma roda de conversa com a Profa. Me. Daniela Cortez (IFMA Imperatriz) e a discente do Curso de Pedagogia da UFMA Imperatriz Camilla Grazielly Rego de Sousa. Para finalizar a noite serão realizados sorteios de livros.

No decorrer da semana estão previstas visitas nas escolas municipais da cidade durante a manhã e à tarde. No dia 23 será visitada a Escola Municipal de Educação Infantil Jair Rosignoli, no dia 24 é a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Juracy A. Conceição. No dia 25 a visita será na Escola Municipal Paulo Freire e por fim no dia 26 a programação acontecerá na Escola Municipal Dom Marcelino localizada no Povoado Coquelândia.

O público alvo da Semana do Brincar são as crianças da educação infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental oriundas das escolas citadas. No momento da visita haverá atividades através das estações lúdicas: brincadeiras, recreação e atividades psicomotoras; musicalização; contação de histórias e artes plásticas.

Ainda durante as visitas os professores, acadêmicos e familiares das crianças poderão discutir o brincar e refletir sobre a importância de destinar um tempo de qualidade para que as crianças possam brincar.

WhatsApp Image 2023-05-11 at 08.26.11 (2).jpeg

O tema do evento “A natureza no brincar” é inspirado no trabalho Aliança pela Infância e visa também comemorar a Semana Mundial do Brincar (SMB), que faz um chamado coletivo para a valorização do ato de brincar, reforçar sua importância para o desenvolvimento das crianças, e criar oportunidades para que o brincar aconteça.

Para a Profa. Dra. Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro, docente do Curso de Pedagogia do CCIm, a semana do brincar é um momento de aprendizado e oportunidades. “As atividades contribuem para a formação de pedagogos e pedagogas, pois constitui-se como um importante espaço de diálogo sobre a infância tendo como principal elemento o brincar. Por meio do projeto os estudantes de pedagogia têm a oportunidade de refletir e se aprofundarem teórica e metodologicamente acerca dos diferentes elementos da atividade lúdica que são essenciais para a prática discente. O projeto oportuniza ainda aproximação da universidade com a escola construindo parcerias e abrindo espaço para novas aprendizagens”, destacou a docente.

Por: Clara Teles

Revisão: Ricardo Alvarenga