PROGRAMAÇÃO JOGOS DIGITAIS NO GUARNICÊ 2021
DATA e HORÁRIO
DATA | TEMA DA PALESTRA | INÍCIO E TÉRMINO | |||
20/09/2021 | Descobrindo o Mercado de Jogos | Das 15h às 16h | |||
21/09/2021 | Conexão Games e Audiovisual Palestra | Das 15h às 16h | |||
22/09/2021 | Lidando com narrativas em Games | Das 15h às 16h | |||
23/09/2021 | Audiovisual & Inovação: Processo de Coprodução do Jogo Vem Guarnice. | Das 15h às 16h | |||
24/09/2021 | Premiação da Mostra Competitiva de Jogos Digitais | às 19h00 |
LOCAL
TV UFMA
TEMPO DE PALESTRA
1h de palestra por dia;
ASSUNTO ABORDADO
Palestra 1 - Palestra sobre o panorama geral do Mercado de Jogos, o cenário de jogos maranhenses e as noções básicas para entrar nesse mundo.
Palestra 2 - Bate-papo entre desenvolvedores de jogos e produtores do audiovisual para tratar como os dois mundos podem conversar.
Palestra 3 - Criando, desenvolvendo e aplicando uma narrativa interativa para games.
Uma mesa redonda com três representantes de estudios maranhenses de jogos contando suas experiências na criação de jogos voltados para narrativa.
Palestra 4 - Bate-papo sobre o processo de desenvolvimento do jogo vem guarnicê;
PALESTRANTES: NOME e MINIBIO
Palestra 1 - Descobrindo o Mercado de Jogos
Kassio Sousa, Diretor Executivo da AMAGAMES, bacharel em Ciência da Computação pela UFMA. Atua como Programador PHP, C# e Python no desenvolvimento de sistemas web, desde 2010. Amante do desenvolvimento de jogos, é co-fundador da OPS Game Studio, criada em 2018.
Palestra 2 - Conexão Games e Audiovisual Palestra
Leonardo Lindoso: Diretor Executivo da Astral Game Studio. Graduando em Ciência da Computação pela UFMA. Co-fundador da Astral Game Studio, atua como Game Designer, Artista e Programador e como Desenvolvedor Solo nas horas vagas. Apaixonado pelo desenvolvimento de Games busca sempre espalhar e estimular o crescimento desse cenário.
Daniel Nunes: Diretor da Mango Animations. É animador e artista 3D. É diretor da Mango Animations, atuando no mercado de animação 2D e 3D.
Palestra 3 - Lidando com Narrativas em Games
Heitor Dias: Co-fundador da Clops Game Studio. Bacharel em Design pela Universidade Federal do Maranhão com período sanduíche no curso de Game Art da Universidade De Montfort (Leicester, Inglaterra). Atua como Artista 2D, Designer e Desenvolvedor de Jogos – com foco em Concept Art, Ilustração e Pixel Art. É Co-fundador e Lead Artist do Clops Game Studio, estúdio independente criado em 2013, que proporcionou mais de 6 anos de experiência de produção para projetos comerciais como freelancer.
Kassio Sousa - Diretor Executivo da AMAGAMES, bacharel em Ciência da Computação pela UFMA. Atua como Programador PHP, C# e Python no desenvolvimento de sistemas web, desde 2010. Amante do desenvolvimento de jogos, é co-fundador da OPS Game Studio, criada em 2018.
Thiago Oliveira - Desenvolvedor independente desde 2017 com 3 jogos publicados (Red Ronin, Upaon: A Snake's Journey e Raven's Hike), finalista do BIG Festival 2021.
Palestra 4 - Audiovisual & Inovação: Processo de Coprodução do Jogo Vem Guarnice
Jasmyn Lemos - Designer gráfico e ilustradora. Integrante da equipe de comunicação e gestão de redes sociais da ops game studio.
Nuninho Neto - Mestre e bacharel em ciência da computação pela Universidade Federal do Maranhão, é desenvolvedor de jogos com mais de dez anos de experiência, atuando em empresas como Whalesoft Entertainment e Zogui Game Studio. É membro cofundador da associação maranhense de desenvolvedores de jogos eletrônicos AMAGAMES , onde atuou por 6 anos como diretor de relações institucionais. atualmente, é sócio e produtor na ops game studio, empresa que gera valor solucionando problemas através de jogos e aplicações imersivas.
Sheury Manu - Produtora Cinematográfica, com experiência na realização de trabalhos audiovisuais no setor público e privado. como produtora executiva o destaque para o curta metragem “aquarela”, um dos ganhadores do 46° festival de gramado e o longa-metragem “de repente drag”, o maior orçamento de filme já captado no estado do maranhão.
Helen Maria - Formada em produção cultural e Rádio e TV. Atua na área de produção audiovisual, cultural e comunicação, já realizando videoclipes, filmes curta- metragem, documentários, eventos e escrita de projetos há 06 anos anos no maranhão, através de sua empresa Manguezá produções
RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS
Projetor ( não iremos usar projetor)
Notebook
MOSTRA DOS TRÊS MELHORES JOGOS DIGITAIS MARANHENSES
Categorias dos Jogos:
Melhor Jogabilidade
Melhor Visual
Melhor Audio
REGRAS DEFINIDAS PARA PARTICIPAÇÃO E PREMIAÇÃO:
- Pelo menos 50% da equipe Maranhense;
- sem tema de preconceito ou discriminação;
- ter sido lançado há no máximo 2 anos;
- ter uma versão de teste disponível ao público;
- Ter direitos sobre todos os Asset utilizados ou, se utilizar assets comprados, respeitar os direitos de uso dos mesmos;
- Informações que devem ser submetidas junto do jogo são: Resumo do Jogo, Demo Jogável e Membros da equipe;
CRONOGRAMA
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES | |||||
AÇÃO | DATAS | REVISÃO E DIVULGAÇÃO | |||
PERÍODO DE INSCRIÇÕES | 25/08 a 03/09/2021 | Ficha de inscrição disponível no site: guarnice.ufma.br e redes sociais | |||
REVISÃO DAS INSCRIÇÕES | 04/09 e 05/09/2021 | CURADORIA | |||
DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS | 06/09/2021 | guarnice.ufma.br e redes sociais guarnicecinema | |||
PREMIAÇÃO | 24/09/2021 | ENCERRAMENTO DO GUARNICÊ- HÍBRIDO |