PROGRAMAÇÃO JOGOS DIGITAIS NO GUARNICÊ 2021

 

 DATA e HORÁRIO

DATA

TEMA DA PALESTRA

INÍCIO E TÉRMINO

20/09/2021

Descobrindo o Mercado de Jogos

Das 15h às 16h

21/09/2021

Conexão Games e Audiovisual Palestra

Das 15h às 16h

22/09/2021

Lidando com narrativas em Games

Das 15h às 16h

23/09/2021

Audiovisual & Inovação: Processo de Coprodução do Jogo Vem Guarnice.

Das 15h às 16h

24/09/2021

Premiação da Mostra Competitiva de Jogos Digitais

às 19h00

LOCAL

TV UFMA 

 TEMPO DE PALESTRA

1h de palestra por dia;

ASSUNTO ABORDADO

Palestra 1 - Palestra sobre o panorama geral do Mercado de Jogos, o cenário de jogos maranhenses e as noções básicas para entrar nesse mundo.

Palestra 2 - Bate-papo entre desenvolvedores de jogos e produtores do audiovisual para tratar como os dois mundos podem conversar.

Palestra 3 - Criando, desenvolvendo e aplicando uma narrativa interativa para games.

Uma mesa redonda com três representantes de estudios maranhenses de jogos contando suas experiências na criação de jogos voltados para narrativa.

Palestra 4 - Bate-papo sobre o processo de desenvolvimento do jogo vem guarnicê;


PALESTRANTES: NOME e MINIBIO

Palestra 1 - Descobrindo o Mercado de Jogos

  • Kassio Sousa, Diretor Executivo da AMAGAMES, bacharel em Ciência da Computação pela UFMA. Atua como Programador PHP, C# e Python no desenvolvimento de sistemas web, desde 2010. Amante do desenvolvimento de jogos, é co-fundador da OPS Game Studio, criada em 2018.

 

Palestra 2 - Conexão Games e Audiovisual Palestra

  •  Leonardo Lindoso: Diretor Executivo da Astral Game Studio. Graduando em Ciência da Computação pela UFMA. Co-fundador da Astral Game Studio, atua como Game Designer, Artista e Programador e como Desenvolvedor Solo nas horas vagas. Apaixonado pelo desenvolvimento de Games busca sempre espalhar e estimular o crescimento desse cenário.

  • Daniel Nunes: Diretor da Mango Animations. É animador e artista 3D. É diretor da Mango Animations, atuando no mercado de animação 2D e 3D.

 

Palestra 3 - Lidando com Narrativas em Games

  • Heitor Dias: Co-fundador da Clops Game Studio. Bacharel em Design pela Universidade Federal do Maranhão com período sanduíche no curso de Game Art da Universidade De Montfort (Leicester, Inglaterra). Atua como Artista 2D, Designer e Desenvolvedor de Jogos  – com foco em Concept Art, Ilustração e Pixel Art. É Co-fundador e Lead Artist do Clops Game Studio, estúdio independente criado em 2013, que proporcionou mais de 6 anos de experiência de produção para projetos comerciais como freelancer.

  • Kassio Sousa - Diretor Executivo da AMAGAMES, bacharel em Ciência da Computação pela UFMA. Atua como Programador PHP, C# e Python no desenvolvimento de sistemas web, desde 2010. Amante do desenvolvimento de jogos, é co-fundador da OPS Game Studio, criada em 2018.

  • Thiago Oliveira - Desenvolvedor independente desde 2017 com 3 jogos publicados (Red Ronin, Upaon: A Snake's Journey e Raven's Hike), finalista do BIG Festival 2021.





Palestra 4 - Audiovisual & Inovação: Processo de Coprodução do Jogo Vem Guarnice

 

  • Jasmyn Lemos - Designer gráfico e ilustradora. Integrante da equipe de comunicação e gestão de redes sociais da ops game studio.

  • Nuninho Neto - Mestre e bacharel em ciência da computação pela Universidade Federal do Maranhão, é desenvolvedor de jogos com mais de dez anos de experiência, atuando em empresas como Whalesoft Entertainment e Zogui Game Studio. É membro cofundador da associação maranhense de desenvolvedores de jogos eletrônicos AMAGAMES , onde atuou por 6 anos como diretor de relações institucionais. atualmente, é sócio e produtor na ops game studio, empresa que gera valor solucionando problemas através de jogos e aplicações imersivas.

  • Sheury Manu - Produtora Cinematográfica, com experiência na realização de trabalhos audiovisuais no setor público e privado. como produtora executiva o destaque para o curta metragem “aquarela”, um dos ganhadores do 46° festival de gramado e o longa-metragem “de repente drag”, o maior orçamento de filme já captado no estado do maranhão.

  • Helen Maria - Formada em produção cultural e Rádio e TV. Atua na área de produção audiovisual, cultural e comunicação, já realizando videoclipes, filmes curta- metragem, documentários, eventos e escrita de projetos há 06 anos anos no maranhão, através de sua empresa Manguezá produções

 

RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS
    • Projetor ( não iremos usar projetor)

    • Notebook

     

    MOSTRA DOS TRÊS MELHORES JOGOS DIGITAIS MARANHENSES

      Categorias dos Jogos:

      • Melhor Jogabilidade

      • Melhor Visual

      • Melhor Audio

      REGRAS DEFINIDAS PARA PARTICIPAÇÃO E PREMIAÇÃO:

      - Pelo menos 50% da equipe Maranhense;

      - sem tema de preconceito ou discriminação;

      - ter sido lançado há no máximo 2 anos;

      - ter uma versão de teste disponível ao público;

      - Ter direitos sobre todos os Asset utilizados ou, se utilizar assets comprados, respeitar os direitos de uso dos mesmos;

      - Informações que devem ser submetidas junto do jogo são: Resumo do Jogo, Demo Jogável e Membros da equipe;

      CRONOGRAMA

      DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

      AÇÃO

      DATAS

      REVISÃO E DIVULGAÇÃO

      PERÍODO DE INSCRIÇÕES

      25/08 a 03/09/2021

      Ficha de inscrição disponível no site: guarnice.ufma.br e  redes sociais 

      REVISÃO DAS INSCRIÇÕES

      04/09 e 05/09/2021

      CURADORIA

      DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS

      06/09/2021

          guarnice.ufma.br e redes sociais    guarnicecinema

      PREMIAÇÃO

      24/09/2021

      ENCERRAMENTO DO GUARNICÊ- HÍBRIDO




      Imagem: Realização PROEC, DAC
      Imagem: Patrocínio Equatorial, Centro Elétrico, Lei Estadual de Incentivo Á Cultura - SECMA, Governo do Maranhão e Instituto Cultural VALE.
      Imagem: Apoio Institucional Assembleia Legislativa, Fundação Josué Montelo, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, e Fundação Sousândrade. Apoio: MISTIKA e Academia Internacional de Cinema.