URUBUTSIN E A SAGRAÇÃO DE UPAON AÇU – ALBERTO GRECIANO MERINO

Documentário/experimental | 29 minutos| MA | 2021 | 16 Anos

Sinopse: A performance "A Sagração de Urubutsin" é o ponto de partida deste filme. Nessa ação artística SaraElton Panamby pratica um exercício extremo de modificação corporal para recriar a imagem mítica do Urubu-Rei, que nas cosmogonias indígenas do Xingu traz a sabedoria do fogo, da noite e do dia. Ao rememorar esse signo das resistências ancestrais esta obra propõe descolonizar o passado das "verdades" instituídas nos relatos da historia oficial. A recomposição dos acontecimentos se estabelece através de um diálogo anacrônico entre as imagens registradas na performance e diversos espectros resgatados dos acervos audiovisuais que preservam a memória da Ilha de Upaon-Açu. O resultado é uma pulsação fantasmagórica que evoca a barbárie do terror político.

 

Ficha Técnica

ROTEIRO: Alberto Greciano Merino
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Carol Libério, Jane Maciel, Alberto Greciano, Matheus Santos
MONTAGEM/EDIÇÃO: Alberto Greciano Merino
DIREÇÃO DE ARTE: Elton Panamby e Filipe Espindola
TRILHA SONORA: Joaquim Scandurra "sku" e Elton Panamby
DESENHO DE SOM: Joaquim Scandurra "sku" e Alberto Greciano
ATOR: Elton Panamby e Filipe Espindola
ATOR COADJUVANTE: Edson Mondego, Bruno Soares, Carlos Medeiros
ELENCO: Edson Mondego, Bruno Soares, Carlos Medeiros
PRODUTORA OU DISTRIBUIDORA: NUPPI e MeninaZerkalo



JÚRI POPULAR | VOTE AQUI

Imagem: Realização PROEC, DAC
Imagem: Patrocínio Equatorial, Centro Elétrico, Lei Estadual de Incentivo Á Cultura - SECMA, Governo do Maranhão e Instituto Cultural VALE.
Imagem: Apoio Institucional Assembleia Legislativa, Fundação Josué Montelo, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, e Fundação Sousândrade. Apoio: MISTIKA e Academia Internacional de Cinema.