SANTO DE CASA - ANDRÉ PUPO

Documentário | 22 minutos | SP/MA | 2021 | Livre

Sinopse: A história dos familiares de Raimundo Irineu Serra, no interior do Maranhão, mostra a realidade simplória dos descendentes desse homem que ficou conhecido como um grande curador, criando uma doutrina em torno de uma bebida hoje conhecida no mundo inteiro como Daime. As tradições maranhenses revelam muitos aspectos a respeito dessa religião que ele desenhou e que tornaram Mestre um neto de escravos, nascido em 1890. Raimundo Irineu Serra permanece vivo em suas raízes e também vive no hinário ‘O Cruzeiro’. Santo de Casa traz um retrato documental dos primeiros passos desse gigante em uma epopeia contemporânea e ecológica que mistura brasilidade, espiritualidade, floresta amazônica, tradições e costumes regionais, crenças indígenas, africanas, cristãs, esotéricas e comunitárias.

 

Ficha Técnica

ROTEIRO: Ivo Felipe
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Cauê Ito
MONTAGEM/EDIÇÃO: Giovan Toledo
TRILHA SONORA ORIGINAL: Lucas Kastrup Rehen
DESENHO DE SOM: Luiz Vanzato / Haux Studio
PRODUTORA OU DISTRIBUIDORA: Arica Cinematográfica

 




JÚRI POPULAR | VOTE AQUI

Imagem: Realização PROEC, DAC
Imagem: Patrocínio Equatorial, Centro Elétrico, Lei Estadual de Incentivo Á Cultura - SECMA, Governo do Maranhão e Instituto Cultural VALE.
Imagem: Apoio Institucional Assembleia Legislativa, Fundação Josué Montelo, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, e Fundação Sousândrade. Apoio: MISTIKA e Academia Internacional de Cinema.