Consulta Prévia para os cargos de Reitor e Vice-Reitor ocorrerá nesta sexta-feira (21); Estudante, saiba como votar

publicado: 19/07/2023 08h17, última modificação: 24/07/2023 11h01
Banner portal - para matéria.png

Na próxima sexta-feira, 21, ocorrerá a primeira etapa para a escolha dos próximos reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) quadriênio 2023-2027. A Consulta Pública à comunidade universitária se configura como um processo democrático e participativo em que professores, estudantes e técnicos-administrativos podem ajudar a escolher os próximos gestores da instituição.

A Consulta Pública será realizada no dia 21 de julho, das 8h às 22h, de modo totalmente virtual, por meio do sistema Helios Voting.

Toda a comunidade acadêmica poderá participar do processo de escolha de reitor(a) e vice-reitor(a). Servidores docentes integrantes da carreira do magistério superior, bem como os docentes da carreira do ensino básico, técnico e tecnológico, em exercício ou afastados para programas de qualificação e, no caso de ocupar cargo de direção, votarão uma única vez nas respectivas unidades de lotação.

Quem são os candidatos

As inscrições para os cargos de reitor e vice-reitor foram realizadas entre os dias 20 e 23 de junho deste ano. Ao todo, são quatro candidatos para reitoria e sete para vice-reitoria.

Candidatos ao cargo de reitor(a):

Candidatos ao cargo de vice-reitor(a):

Confira o passo a passo para o estudante participar da Consulta Prévia

PASSO 1: Entre no SIGAA com o seu Login e Senha. > Acesse:sigaa.ufma.br

PASSO 2: Dentro do SIGAA, acesse a aba “OUTROS” e, em seguida, “Consultar Credenciais – ELEIÇÃO”.

PASSO 3: Para votar, copie a senha para o cargo a ser indicado e clique em acessar votação.

PASSO 4: Logo após, informe o seu login e a senha copiada na tela de listagem para o cargo a ser votado. Para iniciar a votação, clique em “Votar nessa Eleição”.

PASSO 5: Agora você poderá indicar o nome do candidato ou candidata, revisar o seu voto e depositar a cédula na urna. Para concluir, confirme a sua indicação.

OBS.: Para continuar a votação, repita o processo para o cargo que ainda estiver disponível para ser votado. Siga o passo a passo e não deixe de participar da Consulta Prévia à comunidade acadêmica.

O voto será secreto e direto. Durante a consulta prévia, os votantes poderão escolher apenas um candidato para reitor e um candidato para vice-reitor, respectivamente. Os eleitores vinculados a mais de um segmento universitário ou que possuam mais de uma matrícula ativa, como, por exemplo, docente/discente; técnico/discente e discente/discente, votarão em apenas uma categoria.

Após o término da votação, a Comissão Eleitoral iniciará a apuração e a totalização dos votos, por segmento, aplicando o respectivo peso para cada um deles. O peso atribuído a cada categoria de votantes ocorrerá da seguinte forma: 70% para o segmento docente, 15% para o segmento do pessoal técnico-administrativo e 15% para discentes, por meio do sistema SIGRH.

A apuração será presencial e com transmissão nos canais oficiais da UFMA, logo após o encerramento da votação.

Assista ao vídeo-tutorial explicando o passo a passo para o discente participar da Consulta Prévia