UFMA é nomeada no University Impact Rankings 2024 da Times Higher Education

publicado: 14/06/2024 17h52, última modificação: 16/06/2024 20h30
Cópia de Cópia de Cópia de AGEUFMA-NOTÍCIA.jpg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi nomeada no Universit yImpact Rankings 2024 da Times Higher Education (THE). De acordo com a classificação do World University Ranking 2024 da THE, a UFMA está no grupo das 1501+ melhores universidades do mundo, junto a outras instituições de ensino superior públicas e privadas. Esta classificação considerou 1.906 instituições de ensino superior, distribuídas por 108 países, com base em diferentes indicadores de desempenho nas áreas de ensino, pesquisa e citações, perspectivas internacionais e receita da indústria.

Além disso, segundo o Impact Rankings, também da Times Higher Education, a UFMA foi classificada no grupo das 101-1500 melhores instituições de ensino superior, públicas e privadas, que buscam alcançar as metas propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Esta agenda mundial visa a construção e implementação de políticas públicas até 2030. Nesta última edição, a UFMA foi reconhecida pelo seu trabalho em relação aos ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável), ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 7 (Energia limpa e acessível) e ODS 17 (Parcerias e meios de implementação). Foram avaliadas 2.152 universidades de 125 países, com base na análise dos esforços das universidades na promoção de parcerias e cooperação internacionais robustas para alcançar todos os ODS.

Vale observar que, no âmbito local, o University Impact Rankings 2024 classificou apenas 55 universidades brasileiras, sendo 10 delas localizadas na região Nordeste do país. No Brasil, a UFMA é a 39ª universidade melhor ranqueada e a 7ª melhor universidade do Nordeste dentre as instituições listadas.

Este reconhecimento é resultado das novas políticas de internacionalização implementadas pela UFMA, conforme a Resolução 2444 de 25 de janeiro, e está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMA (PDI 2022-2026).