Notícias
Confira a relação completa dos premiados no SEMICTI 2025 - CCIm
Categoria Ensino Médio
3º lugar – Graziele de Sousa Galdino e sua orientadora Profª Drª Michelli Erica Souza Ferreira, com o trabalho “Levantamento de doenças endócrinas em um hospital do sul maranhense”.
2º lugar – Yago Silva Moraes Leite e sua orientadora Profª Drª Ana Lúcia Fernandes Pereira, com o trabalho “Propriedades tecnológicas e cor de biscoitos sem glúten contendo farinha das folhas da vinagreira”.
1º lugar – Mary Hellen Lima de Sousa e seu orientador Prof. Dr. Richard Pereira Dutra, com o trabalho “Potencial antibacteriano da própolis vermelha frente a bactérias encontradas em queimaduras”.
Categoria PIBITI
3º lugar – Natalia Maria Silva Leite e sua orientadora Profª Drª Virginia Kelly Goncalves Abreu, com o trabalho “Aplicação da análise sensorial no desenvolvimento de hambúrguer contendo extrato de plantas alimentícias não convencionais (PANC)”.
2º lugar – Gloria Maria de Oliveira Paixao e sua orientadora Profª Drª Ana Lucia Fernandes Pereira, com o trabalho “Avaliação da estabilidade aplicada ao desenvolvimento de bebidas mistas probióticas à base de coco babaçu e buriti”.
1º lugar – Caroline Chavier Pereira Santana e seu orientador Prof. Dr. Aramys Silva dos Reis, com o trabalho “Desenvolvimento e caracterização de um bioproduto à base de mesocarpo e óleo de babaçu (Attalea speciosa), como agente antioxidante”.
Categoria Ciências Agrárias
3º lugar – Bianca Muniz de Sousa e sua orientadora Profª Drª Virgínia Kelly Gonçalves Abreu, com o trabalho “Efeito do extrato de plantas alimentícias não convencionais (PANC) na estabilidade lipídica e da cor de hambúrgueres”.
2º lugar – Kaleb Melo dos Santos e sua orientadora Profª Drª Regiane Silva Pinheiro, com o trabalho “cinética, modelagem matemática e predição de propriedades termodinâmica da secagem de polpa de macaúba Acrocomia aculeata”.
1º lugar – Raquel Ferreira Correa e sua orientadora Profª Drª Ana Lúcia Fernandes Pereira, com o trabalho “Estabilidade de bebidas mistas probióticas de coco babaçu e caju”.
Categoria Ciências Biológicas
3º lugar – Leticia Andrade Fuchs e seu orientador Prof. Dr. Aramys Silva dos Reis, com o trabalho “Atividade imunomoduladora de microemulsões à base de mesocarpo e óleo de babaçu (Attalea speciosa)”.
2º lugar – Samira Jhenifer Silva Teixeira e seu orientador Prof. Dr. Richard Pereira Dutra, com o trabalho “Avaliação da atividade fotoprotetora, antioxidante e antibacteriana da geoprópolis de Melipona fasciculata (tiúba)”.
1º lugar – Poliana Sousa Rapozo e seu orientador Prof. Dr. Aramys Silva dos Reis, com o trabalho “Potencial da casca do buriti (Mauritia flexuosa) como inibidor do estresse oxidativo: estudos in vitro e in silico”.
Categoria Ciências da Saúde
3º lugar – João Vitor Bueno Camargo Morinaka e sua orientadora Profª Drª Rossana Vanessa Dantas de Almeida Marques, com o trabalho “Impacto do Programa Mais Médicos em indicadores de saúde nos diferentes ciclos de vida e desigualdades regionais”.
2º lugar – Samuel Goncalves Santos de Lima e sua orientadora Profª Drª Michelli Erica Souza Ferreira, com o trabalho “Prevalência de obesidade em um hospital do sul maranhense”.
1º lugar – Gabriel Vinicius Santos Andrade e sua orientadora Profª Drª Maria Aparecida Alves de Oliveira Serra, com o trabalho “Investigação das complicações neurais da hanseníase em um contexto hiperendêmico”.
Categoria Ciências Exatas
3º lugar – Kaua da Silva Farias e seu orientador Prof. Dr. Alan Bezerra Ribeiro, com o trabalho “Preparo de extratos polares do caule de Talinum triangulare (Jacq.) Willd e aplicação em sorvete como antioxidante natural”.
2º lugar – Ezequias Rogell Menezes Araujo e seu orientador Prof. Dr. Alan Bezerra Ribeiro, com o trabalho “Preparo de extratos polares das folhas de Talinum triangulare (Jacq.) Willd e aplicação em sorvete como antioxidante natural”.
1º lugar – Samir de Jesus Rocha e seu orientador Prof. Dr. Marcio Jose Barboza, com o trabalho “Síntese e caracterização de vidros fosfatos dopados com európio”.
Categoria Ciências Humanas
3º lugar – Guilherme Carneiro Silva e sua orientadora Profª Drª Emilene Leite de Sousa, com o trabalho “‘Você sabe atirar?’: a representação da infância na campanha de militarização no bolsonarismo”.
2º lugar – Fabiane Carvalho Braga e sua orientadora Profª Drª Kessia Mileny de Paulo Moura, com o trabalho “Práticas curriculares inovadoras com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas de Imperatriz: ressonâncias do ensino remoto emergencial”.
1º lugar – Ana Beatriz Caires Ramos e sua orientadora Profª Drª Maynara Costa de Oliveira Silva, com o trabalho “Elaboração do mapa da violência contra mulher em Imperatriz/MA a partir dos dados da Delegacia da Casa da Mulher Maranhense”.
Categoria Ciências Sociais Aplicadas
3º lugar – Cristian Silva Alve e sua orientadora Profª Drª Eliene Cristina Barros Ribeiro, com o trabalho “As rupturas na cadeia de suprimentos dos bancos de alimentos no Maranhão”.
2º lugar – Layla Cristine Leal Nascimento e seu orientador Prof. Dr. Nertan Dias Silva Maia, com o trabalho “Estado da arte sobre o ensino artístico na educação brasileira: 1996–2024”.
1º lugar – Iara Leticia Silva Costa e sua orientadora Profª Drª Paula Regina Pereira dos Santos Marques Dias, com o trabalho “Inclusão digital e Poder Judiciário: estudo das políticas e estratégias digitais na descentralização do TRF 1ª Região”.
Categoria Ciências Tecnológicas
3º lugar – Eduardo de Andrade Melo e seu orientador Prof. Dr. Alysson Steimacher, com o trabalho “Estudo das propriedades luminescentes do sistema vítreo K₂O–SrO–B₂O₃ dopado com íons terras-raras para obtenção de luz branca”.
2º lugar – Maria Perpetua Costa de Sousa e sua orientadora Profª Drª Franciana Pedrochi, com o trabalho “Síntese e estudo de biocompósitos de quitosana/vidro bioativo do sistema B₂O₃–P₂O₅–CaF₂–(Li₂O/Na₂O/K₂O) para aplicação como biomateriais”.
1º lugar – Leticia Nunes Gomes e seu orientador Prof. Dr. Adenilson Oliveira dos Santos, com o trabalho “Síntese, caracterização do cristal de perclorato de cobre(II), 1,10-fenantrolina e isoleucina monohidratado”.