Núcleo de Produção Audiovisual

UFMA outorga título de Doutor Honoris Causa ao médico Achilles de Farias Lisboa (In memoriam) e à médica Achiléa Lisboa Bittencourt

publicado: 23/10/2023 14h06, última modificação: 24/10/2023 00h23
99888.png

A médica maranhense Achiléa Lisboa Bittencourt é graduada em Medicina e doutora em Anatomia Patológica pela Universidade Federal da Bahia, onde tambem é professora. Ela foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa concedido pela Universidade Federal do Maranhão. A cerimônia foi realizada na quinta-feira, 19, no Palácio Cristo Rei, no Centro de São Luís.

O título também foi concedido a Achilles Lisboa (In memoriam), pai da médica Achiléa. Achilles Lisboa nasceu em Cururupu, interior do Maranhão, em 1872. Ele é considerado pioneiro no tratamento da hanseníase no estado. Achilles Lisboa também foi governador do Maranhão e prefeito de Cururupu, sua terra natal. O médico faleceu em São Luís, em 1951.

Achiléa Lisboa Bittencourt e seu filho, o médico Paulo Lisboa Bittencourt, também tornaram-se membros da Academia Maranhense de Medicina.