Professoras do Centro de Ciências de Balsas integram equipes do programa “Liderança para o Desenvolvimento Regional”

publicado: 12/04/2023 16h36, última modificação: 12/04/2023 19h04
Balsas 2.jpeg

Realizado em Balsas, nos dias 30 e 31 de março, o I Fórum Cerrado Sul Maranhense, do programa “Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER)”, contou com as professoras Gisélia Brito dos Santos e Regina Maria Mendes Oliveira, docentes do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, e da docente do curso de Engenharia Ambiental Debora Batista Pinheiro Sousa, do Centro de Ciências de Balsas (CCBL), da Universidade Federal do Maranhão.

O programa congrega lideranças dos setores público, privado e do terceiro setor com o propósito de transformar, até 2032, a região do Cerrado Sul Maranhense em um território próspero em qualidade de vida e equidade para a população, além de fazer da área um ambiente favorável a empreendimentos sustentáveis.

Em alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pelas Organização das Nações Unidas (ONU), um dos objetivos do programa “LIDER” é fortalecer as cadeias produtivas dos negócios rurais, prestando apoio à criação, regularização e certificação de agroindústrias na região, visando ao dinamismo econômico. As atividades são desempenhadas pela equipe Líder Negócios Rurais, a qual a professora Regina Maria Mendes Oliveira integra.

Outro objetivo do programa é contribuir com a melhoria da educação regional promovendo a inclusão de conteúdos relacionados a temas como ética, educação ambiental, empreendedorismo e educação financeira nas disciplinas dos currículos escolares. A equipe responsável conta com a participação das professoras Gisélia Brito e Débora Batista.

A professora Regina Maria Mendes Oliveira, coordenadora do Espaço Inovação do (CCBL), afirma que participar do Programa “LIDER” é uma oportunidade de colaborar conjuntamente no sentido de promover o desenvolvimento da inovação e tecnologia e contribuir com ações que visam ao crescimento da região e à diminuição das desigualdades.

A diretora do Centro, Gisélia Brito dos Santos, descreveu o programa “LIDER” como mais uma forma de a Universidade desenvolver seu papel social, principalmente, por meio de seus professores, que contribuem para a resolução de problemas relacionados à educação, aos negócios rurais, ao turismo e à infraestrutura da região sul maranhense.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro