XXXIV SEMIC e XIV SEMITI premiam 144 pesquisas de iniciação científica, ensino médio e iniciação tecnológica

publicado: 16/12/2022 11h58, última modificação: 17/12/2022 20h26

Durante a solenidade de encerramento do XXXIV Seminário de Iniciação Científica (Semic) e o XIV Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (Semiti), foram premiadas 144 pesquisas de iniciação científica, ensino médio e iniciação tecnológica. Ao todo, foram 782 trabalhos recebidos nas três modalidades de apresentação: oral, síncrona e assíncrona. Os trabalhos passaram pela arguição de dezenas de avaliadores das Comissões Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), sendo escolhidas as 144 melhores pesquisas, que foram premiadas na quinta-feira, 15, em evento virtual no canal no Youtube da Ageufma.

Foram convidados a participarem da mesa o professor e vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, representando o reitor Natalino Salgado; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho; a coordenadora dos Programas Pibic e Pibiti, a professora Audirene Santana; os diretores e professores de Pós-Graduação, Flávia Nascimento; de Pesquisa, Teresa Cristina; Gestão da Inovação, Danilo Correa; e de Empreendedorismo, Walter Nunes.

Na cerimônia, a coordenadora do Pibic e Pibiti, Audirene Santana, agradeceu à equipe de organização e todos os envolvidos na produção de mais um Semic e Semiti. “Quero fazer agradecimentos a todos os que contribuíram para realizarmos esses dois eventos simultâneos de forma grandiosa. Foi um evento que a gente contou com 782 trabalhos e tivemos em torno de 100% de apresentações de todas as salas”, reforçou a professora.

As apresentações ocorreram nas modalidades oral, em que o aluno apresentou sua pesquisa durante dez minutos e, logo após, passou por uma avaliação e arguição de professores da Comissão Pibic; síncrona, em que o estudante apresentou sua pesquisa durante cinco minutos e, em seguida, passou por uma avaliação e arguição de professores da Comissão Pibic; e assíncrona, em que o discente apresentou sua pesquisa com um vídeo de três minutos, postado no Youtube da Ageufma.

A professora Teresa Cristina ressaltou o desafio enfrentado desde 2020, com a mudança do modelo de organização do Semic e do Semiti durante a pandemia. “A gente teve que se adaptar a um novo modelo, e, ainda assim, não deixamos de realizar o Semic e o Semiti com todas as mudanças, com todas as diferenças. Foram momentos de muito aprendizado, de muitos desafios, que a gente parabeniza, antes de tudo, os pesquisadores, tanto docentes, quanto discentes, que enfrentaram, nesse período de pandemia, o desenvolvimento dos seus trabalhos num período tão difícil, de tantas limitações orçamentárias”, destacou a professora Teresa Cristina.

O pró-reitor Fernando Carvalho destacou o trabalho desenvolvido pela Ageufma no fortalecimento das legislações internas que dizem respeito à pesquisa e à inovação na Universidade. “Apesar desses anos de pandemia, nós crescemos em número de planos de trabalhos e de docentes que participam da solicitação de bolsas, portanto isso mostra que a política que estamos efetuando é um política que está dando certo. Tivemos, recentemente, a aprovação da Resolução da Política de Inovação Tecnológica e de Prestação de Serviços”, assinalou.

O pró-reitor falou, também, sobre um novo formato que está em desenvolvimento para o retorno ao Semic e Semiti presencial no ano de 2023. “No próximo ano, voltaremos ao formato presencial e faremos de modo diferente: a realização do Semic e Semiti será descentralizada aos câmpus do continente e da capital”, finalizou.

O vice-reitor Marcos Fábio encerrou o evento com as congratulações aos docentes e discentes pesquisadores, elogiando o trabalho da Ageufma, da gestão da Coordenação do Pibic e do Pibiti e da Diretoria de Pesquisa e Inovação.

Confira a transmissão completa:

Por: Lucio Silva/AGEUFMA