XIV Workshop de Neurociência será realizado nessa sexta, 16, no Auditório Central

publicado: 15/12/2022 12h49, última modificação: 15/12/2022 20h00
Nesta edição, o tema do evento é “Cérebro: como emoções e vícios afetam a aprendizagem”

A 14ª edição do Workshop de Neurociência ocorrerá nessa sexta, 16, a partir das 14h, no Auditório Central da UFMA, Cidade Universitária, abordando o tema “Cérebro: como emoções e vícios afetam a aprendizagem”. Os interessados podem realizar a inscrição gratuita de modo on-line, em que receberão o certificado referente à participação diretamente no e-mail cadastrado.

Nesta edição, o objetivo é explicar de que forma emoções e vícios podem levar a problemas de saúde que afetam no âmbito da aprendizagem e no cotidiano de professores, alunos e pais. A proposta é entender a influência do cérebro sobre esses aspectos, para assim contrapor os mecanismos que prejudicam o processo de ensino-aprendizagem e o cotidiano dos afetados.

O evento, marco na neuroeducação desta Universidade, é desenvolvido semestralmente pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Análise Social do Movimento Humano (Nepas), por meio dos membros do grupo de estudo “Cérebro, Educação e Movimento” e alunos da disciplina de Neurobiologia Aplicada à Atividade Física.

A programação do evento conta com a apresentação do professor do Departamento de Educação Física Tarcisio Jose de Melo Ferreira, mestre em Neurociência pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha) e dos discentes de Educação Física Evando Souza, Breno Souza e Felipe Bastos.

Confira a programação completa:

14h:          Cérebro: Como emoções e vícios afetam a aprendizagem – professor Tarcisio Ferreira

14h45:      Os novos vícios da era digital – professor Tarcisio Ferreira

15h30:      O processo de aprendizagem – acadêmico Breno Souza.

16h15:      Soluções: O que ninguém quer fazer! – acadêmico Felipe Bastos.

17h:          Rodada de perguntas e debates

17h45:      Encerramento

Saiba mais

Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, a psicologia e a pedagogia para decifrar processos cognitivos e emocionais a fim de desenvolver melhores métodos de ensino e programas educativos.

Por: Marcos Augusto

Produção: Bruna Castro