XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia recebe pesquisadora da UFRJ para sua conferência de enceramento

publicado: 29/05/2023 11h57, última modificação: 29/05/2023 17h37
XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia recebe pesquisadora da UFRJ para sua conferencia de enceramento

A Universidade Federal do Maranhão promoveu, no Centro Pedagógico Paulo Freire, o XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia. O encerramento, na sexta-feira, 26, contou com a conferência intitulada “O LabFitoFar e a Pesquisa de Produtos Naturais como Fonte de Novos Fármacos para o Enfrentamento do SARS-CoV-2 e da covid-19”, ministrada pela professora Suzana Guimarães Leitão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Professora titular da UFRJ, graduada em Farmácia Industrial por essa e possuindo mestrado e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Suzana Guimarães Leitão também é responsável pela fundação do Laboratório e Fitoquímica e Farmacognosia na Faculdade de Farmácia da UFRJ. Tem experiência na área de Química dos Produtos Naturais e Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento e identificação de produtos naturais bioativos, plantas medicinais e fitoterápicos, química de plantas da família Verbenaceae, óleos essenciais e etnofarmacologia.

O Simpósio internacional foi realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), trazendo, nessa edição, a temática “Bioeconomia e Sociodiversidade”. Troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, professores e estudantes das áreas de plantas medicinais e produtos naturais, relacionados à farmacognosia e farmacobotânica, foram os objetivos do evento, que é de caráter internacional.

Por: Juan Terra

Fotos: Juan Terra