XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia ocorrerá entre os dias 23 e 26 de maio, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire

publicado: 09/02/2023 12h08, última modificação: 10/02/2023 12h01
Grupos de cinco pessoas em mesma categoria terão direito a dez por cento de desconto, inscrevendo-se até o dia 31 de março

A Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), realizará, entre os dias 23 e 26 de maio deste ano, o XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire. Com a temática “Bioeconomia e Sociodiversidade”, a iniciativa visa proporcionar conhecimentos e experiências entre pesquisadores, professores e estudantes das áreas de plantas medicinais e produtos naturais, relacionadas à farmacognosia e farmacobotânica.

Aberta a estudantes do ensino médio, da graduação e pós-graduação; professores e pesquisadores da área de produtos naturais; povos originários e comunidades tradicionais; e membros associados à Sociedade Brasileira de Química (SBQ), os interessados deverão realizar suas inscrições até o dia 23 de maio, por meio do site do Simpósio, em que, inclusive, precisarão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, de acordo com a modalidade de participação. Os inscritos poderão submeter trabalhos científicos até 30 de março.

Tradicional do curso de Farmácia da Universidade, o XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia é um evento de âmbito internacional, que envolve pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Na ocasião, serão ministradas conferências, minicursos, mesas-redondas e oficinas, que abordarão assuntos sobre produtos naturais, oriundos da natureza ou cuja composição tem seus elementos derivados do ecossistema, voltados à bioeconomia e sociobiodiversidade.

A professora Crisálida Machado Vilanova afirma que a iniciativa proporcionará momentos para que as comunidades sejam ouvidas e compartilhem suas realidades com os experts e representantes de cases de sucesso. Os convidados do evento contribuirão com propostas e soluções.

Ao decorrer do pré-evento e evento, conforme revelou, haverá espaços para exposição de produtos locais e/ou regionais dos projetos desenvolvidos nas comunidades tradicionais indígenas e quilombolas; nas comunidades extrativistas de quebradeiras de coco-de-babaçu; e nas comunidades dos ribeirinhos.

As iniciativas também buscam enfatizar a importância da biodiversidade, a fim de gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais para essas comunidades e, ainda, para toda a população maranhense.

Segundo a docente, a expectativa é de que quinhentas pessoas participem da programação, sendo 29 palestrantes já confirmados, incluindo conferencistas internacionais renomados da Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, Portugal e Turquia.

“A comissão espera, portanto, estimular a geração de bionegócios, por meio de parcerias e fortalecimento do tripé ‘sociedade, universidade e empresa’, contribuindo para a promoção do desenvolvimento do Maranhão”, comentou Crisálida Machado, que também faz parte da Comissão Organizadora do Simpósio.

Confira a programação resumida:

23/5 – Pré-evento:

Local: Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA;

24/5 – Abertura, palestras, evento social:

Local: Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA;

25/5 – Palestras e mesa-redonda:

Local: Auditóriodo do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA;

26/05 – Palestras, Encerramento, Premiação:

Local: Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA.