X Fórum de Extensão e I Fórum de Extensão e Cultura são abertos hoje, 9, em cerimônia virtual

publicado: 09/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS – Na manhã de hoje, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início ao IX Fórum de Extensão e I Fórum de Extensão e Cultura (FEC). Até a sexta-feira, 11, o Fórum terá palestras, oficinas, mesas-redondas e apresentações de trabalhos com base no tema “Os desafios da extensão universitária frente às novas demandas sociais”. A programação diária começa sempre às 9h, no turno matutino; e às 14h, no turno vespertino.

Na solenidade de abertura do Fórum de Extensão e Cultura, a Diretora de Assuntos Culturais (DAC), Li-Chang Shuen, e o Diretor de Extensão (Direx), Saulo Ribeiro, destacaram o esforço da equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) para realizar o Fórum durante a pandemia.

A professora Li-Chang recordou os outros eventos realizados pela DAC de maneira remota por conta da necessidade de isolamento social, a exemplo do Festival Guarnicê de Cinema, do Festival Maranhense de Coros (Femaco) e do projeto “Do Nosso Jeito”. Os diretores também ressaltaram que as ferramentas digitais permitiram a ampliação do evento e a integração com outras universidades brasileiras, além de instituições do exterior. Este ano, o Fórum de Extensão e Cultura tem o número recorde de mais de 450 inscritos e de 141 trabalhos submetidos.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, agradeceu aos técnicos e aos colaboradores da Proec o trabalho que, segundo ela “está mudando o jeito de fazer extensão e cultura na nossa Universidade”. Ela também enfatizou o engajamento e a participação da UFMA na superação dos problemas sociais.

Alinhado com o discurso de Zefinha, o reitor Natalino Salgado ressaltou a troca de saberes realizada entre a Universidade e a sociedade com base nos projetos de extensão, inclusive valorizando os conhecimentos elaborados pelas comunidades tradicionais. O reitor destacou o desenvolvimento de ações extensionistas da UFMA nos câmpus do continente e encerrou a sua fala parabenizando à equipe da Proec e de toda a universidade pela postura inovadora que permitiu a realização do Fórum de Extensão e Cultura, mesmo diante da crise sanitária causada pela covid-19.

A programação matutina também contou com a conferência “Os desafios da extensão universitária frente às novas demandas sociais”, que foi proferida por Adriana dos Santos Marmori Lima, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com mediação do diretor de Extensão da Proec, Saulo Ribeiro dos Santos, seguida de uma apresentação cultural.

O restante da programação do IX Fórum de Extensão e I Fórum de Extensão e Cultura (FEC) prossegue no YouTube.

Confira as atrações da tarde de hoje:

Tarde

14h às 15h - Palestra - "Extensão universitária e cultura: relação intríseca em tempos de pandemia"  — Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho (UFSM). Mediadora: Profa. Dra. Li Chang Shuen Cristina Silva Sousa (UFMA)

15h às 16h - Oficina de LIBRAS: Conhecendo a Língua Brasileira de Sinais — Profa. Esp. Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo (UFMA). Mediadora: Clarice Pinheiro Neves (UFMA)

16h às 17h30 - Mesa Redonda 1 - Curricularização da Extensão Universitária: desafios e perspectivas à luz do PNE e da Resolução 07 de 18/12/2020 — Profa. Dra. Zefinha Bentivi (UFMA), Profa. Dra. Marise Marçalina de Castro Silva Rosa (UFMA) e Prof. Dr. Acildo Leite da Silva (UFMA). Mediador: Márcio José Sousa Araújo (UFMA)

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado