Webinário debate a conscientização sobre a Doença Falciforme

publicado: 30/06/2021 13h39, última modificação: 30/06/2021 19h03
Webinário debate a conscientização sobre a Doença Falciforme.jpg

Para encerrar a campanha nacional “Doença Falciforme: para enfrentar, precisamos informar”, a Diretoria de Tecnologia na Educação, da Universidade Federal do Maranhão (DTED - UFMA) realiza, nesta quarta-feira, 30, Webinário de Conscientização sobre a Doença Falciforme, para debater o tema. A campanha, realizada em parceria da Secretaria Nacional de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com a DTED - UFMA, iniciou-se no dia 19 de junho, data que foi instituída, desde 2008, como Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme pela Organização das Nações Unidas, com o intuito de chamar atenção para a temática e oferecer informações de qualidade à sociedade. Os casos da doença se dão principalmente entre a população negra, além disso, estima-se que a cada ano, 250 mil crianças nasçam com a doença falciforme em todo o mundo, sendo 3,5 mil delas no Brasil.

A campanha apresentou diversos assuntos sobre a pauta, como diagnóstico, tratamento e depoimentos reais de pacientes e buscou, também, evidenciar a importância de políticas públicas para o enfrentamento da doença e para o trabalho do SUS neste processo, como nos casos de doações de sangue e medula.

O evento será transmitido pelo canal da EAD para Você, no Youtube e contará com a participação do reitor Natalino Salgado, do secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Paulo Roberto; da diretora da DTED, Ana Emília Figueiredo, e da médica hematologista do Hospital Universitário da UFMA, Geraulina Pontes.

Por: DTED