Webinário “Como institucionalizar ações no novo módulo de extensão” do X Fórum de Extensão e do II Fórum de Cultura é transmitido pelo Canal Institucional da UFMA

publicado: 18/11/2021 15h34, última modificação: 18/11/2021 20h36
1 | 2
2 | 2

No dia 11 deste mês, durante o segundo dia do X Fórum de Extensão e do II Fórum de Cultura da Universidade Federal do Maranhão, promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), foi realizado o webinário “Como institucionalizar ações no novo módulo de extensão”, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A abertura do encontro foi realizada pelo professor da Diretoria de Assuntos Culturais da Proec, Leandro Luiz Reis, que apresentou o projeto de extensão “Do nosso jeito: espaço da arte e da cultura popular maranhense”, que destaca a estrutura do Palacete Gentil Braga, localizado entre a Rua do Passeio e a Rua Grande, em São Luís.

De acordo com Reis, o projeto tem por finalidade a promoção de ações para a difusão de iniciativas da arte e da cultura popular maranhenses, por meio de atividades híbridas e de diferentes estratégias e linguagens artístico-culturais. As ações são direcionadas para a comunidade em geral.

Durante a apresentação do projeto, o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, fez um depoimento sobre sua pesquisa a respeito do cinema ambulante no Maranhão. “A ideia desse projeto é muito bacana porque faz com que a gente tenha visibilidade um pouco maior dos talentos da UFMA e da comunidade como um todo, tanto em São Luís como nos câmpus do continente, e eu fui convidado para falar de uma pesquisa que eu fiz há exatamente vinte anos e que gerou a minha dissertação de mestrado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre o cinema ambulante no Brasil e, mais especificamente, no Maranhão”, declarou.

O webinário foi ministrado pelos assistentes sociais da Divisão de Extensão da Proec Lúcia Leal de Castro e Márcio José Sousa Araújo, que discutiram as dificuldades para a institucionalização das ações de extensão e apresentaram as diretrizes para as ações de extensão universitária.

Confira na íntegra a transmissão do webinário:

Saiba mais

O projeto “Do Nosso Jeito” nasceu em 2020 para levar arte, cultura e entretenimento às pessoas no momento de isolamento social. O objetivo é promover ações para difundir a arte e a cultura popular maranhense para a toda a sociedade por meio de diferentes estratégias e linguagens artístico-culturais. Entre as principais ações, destacam-se as apresentações culturais virtuais, espetáculos culturais, exposições artísticas, oficinas de ações formativas e circuito artístico-cultural. A proposta do projeto é desenvolver programação com ações mensais.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque