Web Storie desenvolvida pelo projeto 200 anos de Imprensa no Maranhão aborda cronologia da imprensa no estado

publicado: 04/10/2021 20h20, última modificação: 08/10/2021 16h28

Lançada hoje, 4, a Web Storie desenvolvida pelo projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão, produzida pelo Núcleo de Redes Sociais da iniciativa. A Web Storie é um produto criado para o formato das redes sociais, especificamente para o Instagram, por conta da verticalidade em que é apresentado e por poder ser visualizado por meio de smartphones, celulares e tablets.

De acordo com Emerson Araújo, coordenador do Núcleo de Redes Sociais, a Web Storie é uma forma publicitária de divulgar um trabalho e/ou realizar uma homenagem utilizando das redes sociais que foi popularizada por artistas como forma de divulgar sua trajetória artística ou musical. “A partir do momento em que a web storie foi popularizada, vários outros segmentos e organizações começaram a utilizá-la para gerar engajamento entre seus seguidores. É um tipo de publicidade leve e que entretém de forma interessante, divertida e artística”, esclareceu.

O tema da Web Storie lançada pelo projeto 200 anos de Imprensa no Maranhão apresenta uma linha do tempo da imprensa no Maranhão, desde os primeiros periódicos lançados no século XIX até os dias de hoje, com o advento da internet. “Esse material expõe os primeiros registros da história da imprensa, de como eles surgiram em determinadas regiões do estado e quais suas importâncias e influências na política, na sociedade, nos meios de comunicação, na forma de comunicar e de levar informação para o público do estado, não só na época, mas também nos dias de hoje, e como eles se adaptaram às novas tecnologias”, pontuou o coordenador.

Emerson Araújo explicou que, durante a fase de planejamento do produto, teve acesso a um banco de dados e materiais do projeto 200 anos de Imprensa que serviu como subsídio para a construção da web storie. “Também formos atrás de materiais específicos e cruzamos essas pesquisas com os dados que já tínhamos, organizamos todas essas informações em uma ordem cronológica objetiva, traçando um roteiro. Foi a partir daí que começamos a produção das imagens, legendas, composição de cores, adição de fotos e trilhas sonoras, tudo com muito cuidado pra que o produto ficasse objetivo e interessante e atrativo pra quem estivesse assistindo”, explanou.

Por fim, ele informou que foi um desafio muito grande construir uma obra como essa e que se sente realizado em contar a história de sua profissão no Maranhão neste projeto. “Duzentos anos é muito tempo, e conseguir aglutinar todos esses fatos históricos em sete minutos de produção não é uma tarefa fácil, pois é um tempo bastante longo para uma peça audiovisual publicada em redes sociais. Desde já, foi um prazer fazer parte deste projeto que conta a história de jornalistas, publicitários, comunicólogos e radialistas maranhenses, e poder contar com a parceria de tantas instituições respeitadas em resgatar essa história”, finalizou.

Visualize a Web Storie

Saiba mais

Esse produto teve a produção de Emerson Araújo, responsável pela direção, roteirização, coleta de dados e verificação de informações; e de Dyego Amorim, designer e encarregado da composição visual do produto, como criação das artes, animações e inserção de fotos e trilhas sonoras. Vale ressaltar que o projeto 200 anos de Imprensa é desenvolvido pela união entre a Universidade Federal do Maranhão — por meio da Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) — com a Fundação Josué Montello, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Vale.

Sobre o projeto

O projeto visa resgatar e enaltecer os 200 anos da introdução da imprensa no Estado do Maranhão, de forma a proporcionar uma revisitação da memória, tanto do acontecimento em si quanto da trajetória da imprensa nesses dois últimos séculos.

Em abril de 1821, foi fundado, na capital do Maranhão, a colonial cidade de São Luís, que ainda não era conhecida como Atenas Brasileira, o primeiro jornal do Maranhão. Chamava-se “O Conciliador do Maranhão” e se tornou o marco inicial da atividade jornalística que, nesses 200 anos, mostrou-se pujante e bastante diversificada.

Para comemorar esse momento, a UFMA está organizando uma série de eventos em 2021. As ações estão sendo organizadas e efetivadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e pela Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), por meio da Diretoria de Comunicação da Universidade (DCom).

Por: Allan Potter