Notícias

Você sabe o que é a Base Institucional da UFMA em Alcântara?

publicado: 28/05/2021 15h04, última modificação: 28/05/2021 23h20

Com a participação do Ministro da Educação, Milton Ribeiro; e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; foi inaugurada, na manhã de quarta-feira, 26, a Base Institucional da UFMA em Alcântara (BIA). A Base agregará pesquisas científicas e tecnológicas, além de projetos desenvolvidos no âmbito do Núcleo Interdisciplinar Científico e Tecnológico (NICTA) da UFMA. Estiveram presentes, na ocasião da inauguração, o reitor da UFMA, Natalino Salgado; o pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho; superintendentes e diretores da UFMA, além do prefeito de Alcântara, padre William Guimarães; e do deputado federal Aluisio Mendes.

Vale lembrar que a Universidade Federal do Maranhão, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e diversas organizações governamentais e empresariais têm estreitado laços e parcerias para o progresso do Centro Espacial de Alcântara, por meio de reuniões da Comissão que executa o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA). Uma das ações da UFMA para o Programa é a implantação da Base Institucional da UFMA na cidade, que servirá de apoio para o desenvolvimento das ações do NICTA, que objetiva apoiar e desenvolver projetos de pesquisa, inovação e empreendedorismo com sede na cidade.

O Núcleo foi criado, de acordo com seu projeto original, com um objetivo inovador que pudesse atender às demandas sociais, ambientais, econômicas e tecnológicas de Alcântara. O Núcleo tem importância estratégica para promover encontros entre a academia, os representantes das comunidades (regional, nacional e internacional) e empresas, interessados no desenvolvimento e crescimento econômico e sustentável de Alcântara. Ainda, o NICTA é perfeitamente adequado para alocar laboratórios de ensino, pesquisa e extensão para docentes e discentes.

Sobre o PDI-CEA

Um dos principais objetivos do Programa é propor estratégias de implantação do CEA e as alternativas para alcançar esse objetivo, por meio de projetos e iniciativas com foco no desenvolvimento socioeconômico e na infraestrutura para a região de Alcântara e entorno, com vistas ao atendimento das necessidades do Programa Espacial Brasileiro.

Dos vários eixos propostos no PDI-CEA, a UFMA contribuiu desde a implantação do Programa, na área de educação, ofertando a Alcântara e ao CEA profissionais graduados em Engenharia Aeroespacial, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e outras áreas; profissionais pós-graduados em nível de mestrado em Engenharia Aeroespacial; profissionais pós-graduados com mestrado e doutorado em Ciências da Computação, Engenharia Elétrica e outras áreas; cursos de graduação tecnológicos; cursos de extensão; cursos de pós-graduação; projetos de extensão para comunidades locais e quilombolas e diversos projetos de pesquisa e inovação voltados principalmente para atender às demandas do CEA.

Conheça as contribuições da UFMA ao Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara PDI-CEA

Inauguração do NICTA

Por: Lucio Silva/Ageufma

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: