Visita da Agência Espacial Brasileira à UFMA fortalece parcerias

publicado: 05/02/2024 14h06, última modificação: 05/02/2024 14h06
Visita da Agência Espacial Brasileira à UFMA fortalece parcerias

Visando alinhar novas colaborações em ensino, pesquisa e extensão, a UFMA recebeu, na quinta-feira, 1º, o diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB), Rogério Luiz Veríssimo, acompanhado do coordenador de Monitoramento e Avaliação, Márcio Akira Harada. Durante a visita, a Universidade apresentou os resultados de diversos projetos financiados pela AEB e o Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como os que ainda estão em andamento e as propostas de cooperação focadas no desenvolvimento do Plano Espacial Brasileiro e de Alcântara.

Na ocasião, o diretor Rogério Luiz Veríssimo avaliou positivamente os resultados e propostas apresentados. “Fiz questão, nos primeiros momentos da minha atuação na AEB, de vir ao Maranhão e conversar com nosso reitor Fernando e conhecer mais profundamente nossos projetos e fiquei muito satisfeito, principalmente, com os aspectos socioeconômicos decorrentes de tudo que a Universidade está fazendo em prol do Programa Espacial Brasileiro”, ressaltou.

Foram apresentados projetos como o de ordenamento territorial de Alcântara, que visa ao planejamento urbano e territorial da região, bem como a elaboração do novo Plano Diretor Municipal; a missão Aldebaran I, que possibilitou que alunos e professores dos cursos de engenharia, principalmente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e da Engenharia Aeroespacial, desenvolvessem o primeiro nanossatélite do Maranhão; o projeto Astronomia no Sertão, que leva astronomia e ciência para comunidades de Grajaú; o projeto Cientistas de Alcântara, que ensina iniciação científica para estudantes das escolas públicas da cidade de Alcântara; o projeto de Empreendedorismo Espacial na UFMA, que apoia empresas juniores e startups, entre outros.

Reunião com Agência Aeroespacial Brasileira - 01 - 02 - 2024

Em 2023, a companhia sul-coreana Innospace realizou o primeiro lançamento de foguete de uma empresa privada no Centro de Lançamento de Alcântara, o que representou um avanço para mais lançamentos e investimentos nesse setor no estado. “Estamos em um momento decisivo de início de operações de lançamentos comerciais daqui no Maranhão, razão pela qual a Agência Espacial Brasileira tem todo o interesse em cooperar com esses projetos que trarão muitos benefícios para nossa sociedade, não só Alcântara, como São Luís e o país”, pontuou Rogério Luiz Veríssimo.

Para o coordenador de monitoramento e avaliação da AEB, Márcio Akira Harada, a parceria com a UFMA é essencial para o desenvolvimento da região. “A expectativa é que, no fim do ano, a gente tenha um lançamento comercial da Innospace e que, a partir daí, outras empresas também comecem a realizar lançamentos. Temos várias questões que precisam ser resolvidas, como a infraestrutura urbana, logística, o acesso a Alcântara e a necessidade de pessoas qualificadas", disse.

O reitor Fernando Carvalho destacou que a Universidade tem preparado recursos humanos para atuar no setor. “Nós temos hoje o curso de Engenharia Aeroespacial, o mestrado, então estamos formando uma quantidade de recursos humanos qualificados para atender toda essa demanda que está ocorrendo com a vinda de empresas que vão fazer lançamentos de foguetes no Centro de Lançamento de Alcântara”, enfatizou.

Por: Alan Veras