Notícias

Violência contra a mulher é tema do II Encontro Diálogos Interdisciplinares do PET Direito

publicado: 14/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

 

SÃO LUÍS – "Violência institucional: a cultura da violência contra a mulher nas raízes do sistema brasileiro" é o tema da segunda edição do Encontro Diálogos Interdisciplinares (Edin), promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, de forma remota, no dia 18 de dezembro, a partir das 16h, de forma gratuita e com emissão de certificados de três horas.

As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma de inscrição. Esta edição objetiva promover intercâmbio de ideias com base em uma temática de grande relevância social que se relaciona não apenas com o direito, mas, sim, de diversas áreas do conhecimento humano. Segundo Joyce Araújo dos Santos, integrante do PET, discente do sexto período do curso de Direito da UFMA e uma das organizadoras do encontro, o tema a ser debatido se mostra importante em inúmeras esferas, seja social ou política. “A ideia é utilizar diversas áreas do conhecimento para demonstrar como essa perpetuação da violência pelas instituições parte de questões estruturais que permeiam a construção do nosso país”, destacou.

Ela ainda pontua que a situação vivida por inúmeras mulheres que sofrem violência e que não encontram o devido atendimento sobressai não apenas na camada jurídica, como também enquanto um problema estrutural de uma sociedade patriarcal e machista. “Abordar perspectivas da psicologia e do serviço social vai enriquecer o debate, já que são áreas essenciais também para uma compreensão mais completa das questões levantadas pelas participantes e pelo público”, explicou.

Já para Laryssa Ribeiro Santos, também integrante do PET, acadêmica do sexto período do curso de Direito da UFMA e uma das organizadoras do encontro, o debate sobre a violência institucional perpassa pelo reconhecimento das conquistas que a Lei Maria da Penha trouxe para o combate à violência contra a mulher e a observação das maneiras como é ou não aplicada.

“É importante também observar as inúmeras formas possíveis que a violência institucional se apresenta. O tema proposto neste encontro tem a sua importância sendo demonstrada no ponto em que busca apresentar essa ineficiência por parte do sistema de justiça brasileiro, de não apenas garantir o acesso à justiça, como também submeter a mulher vitimizada a uma nova experiência de violência, mas agora em níveis ainda piores, já que essa violência parte das próprias instituições”, finalizou.

Farão parte do evento Tuanny Soeiro Sousa, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (PPGCJ-UFPB), mestra em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDIR) pela UFMA, pesquisadora nas áreas de filosofia e sociologia jurídica e estudos de gênero e sexualidade; Luana Torres da Costa Santos, psicóloga, especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e em Saúde da Mulher pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da UFMA; e Silse Teixeira de Freitas Lemos, docente do Departamento de Serviço Social da UFMA, doutora em Serviço Social e mestra em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Outras informações podem ser obtidas por meio do Instagram @petdireitoufma.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 14/12/2020 21:48