publicado: 15/03/2022 14h45, última modificação: 15/03/2022 19h49
Vinte e seis municípios serão beneficiados com o Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública.jpeg

Foi realizado, nesta terça-feira, 15, o lançamento do projeto de pesquisa com aplicação prática denominado Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública: cooperação técnica para desenvolvimento de projetos especiais – CIM – UFMA, o Labcim, que é uma realização da UFMA e do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), com a parceria da Vale e com o apoio da Fundação Sousândrade. A solenidade contou com a presença do reitor Natalino Salgado, prefeitos, deputados, representantes da sociedade civil e demais autoridades e foi transmitida pelo Canal Institucional da UFMA, no YouTube.

O professor Arkley Bandeira, coordenador do Labcim na UFMA, explica que o projeto iniciou-se em janeiro, quando foram realizadas as reuniões técnicas. Ele afirma que a proposta tem a intenção de apoiar a gestão dos 26 municípios participantes do CIM, por onde passa a Estrada de Ferro Carajás, sendo 25 no Maranhão e 1 no Pará.

“Neste primeiro momento, o Labcim se apresenta como laboratório de educação e inovação em apoio ao serviço público desses municípios. Vamos atuar nas diferentes frentes, problematizando sobre os contextos regionais e locais e, com base nessas problematizações, propor alternativas no campo da pesquisa, da inovação, do ensino e da extensão, em consonância com os anseios, tanto da administração pública desses municípios como da sociedade”, pontuou.

As primeiras ações do projeto, segundo Bandeira, serão a residência do programa e a capacitação de servidores. “Vamos oferecer para o público dez residências em projetos, e os residentes vão ser selecionados dentro dos municípios. E vamos oferecer 1.200 capacitações para os servidores públicos de diferentes áreas, como meio ambiente, saúde, educação, governança, transparência, compliance, ordenamento territorial e a geração de emprego e renda”, destacou.

LANÇAMENTO DO LABCIM - 15-03-2022

A Vale, que é parceira do projeto, foi representada pela gerente de Relações Institucionais no Maranhão, Giselly Pinto.  Para ela, o Labcim veio fortalecer e ampliar o desenvolvimento. “A Vale só tem a agradecer essa iniciativa da qual estamos fazendo parte para ampliar o desenvolvimento das regiões onde estamos presentes, seja pela inovação, pelas iniciativas sociais, pela tecnologia ou pela sustentabilidade”, ressaltou.

Para Fufuca Dantas, presidente do CIM e prefeito de Alto Alegre do Pindaré, a iniciativa contribuirá com a erradicação da pobreza nos municípios do corredor da Estrada de Ferro Carajás. “Hoje, forma-se aqui uma fábrica de projetos, em todos os setores de desenvolvimento”, salientou.

O atual prefeito de Anajatuba, Helder Aragão, acredita que o apoio da Universidade é fundamental durante o processo. “A Universidade detém o conhecimento e tem toda a estrutura necessária para a elaboração dos projetos, visto que não há, nos municípios, uma equipe especializada”, enfatizou.

O lançamento do laboratório sinaliza o interesse da UFMA em consolidar colaborações com outros entes. Para o reitor Natalino Salgado, a Universidade está cada vez mais saindo dos seus próprios muros, cumprindo seu papel educacional e de formação. “Um projeto em que a gente possa criar uma cultura de conhecimento”, finalizou.

Para assistir ao lançamento na íntegra, acesse o Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Por: João Meireles

Produção: Laís Costa