Vinte e oito formandos de cinco cursos do Câmpus de São Bernado recebem o grau em cerimônia remota referente ao primeiro semestre de 2020

publicado: 09/04/2021 11h13, última modificação: 09/04/2021 19h55

Na noite de quarta-feira, 7, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e pelo Canal Institucional da UFMA no YouTube, ocorreu a cerimônia de Colação de Grau dos formandos do Câmpus Universitário de São Bernardo. Vinte e oito alunos receberam a outorga de grau dos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia; Licenciatura em Ciências Naturais - Química; Licenciatura em Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa; Licenciatura em Linguagens e Códigos - Música; e Bacharelado em Turismo, referente ao primeiro semestre de 2020.

A solenidade teve a participação do vice-reitor, Marcos Fábio; da pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabreira; do pró-reitor de Planejamento Gestão e Transparência (PPGT), Walber Lins Pontes; da diretora do Câmpus de São Bernardo, Laura Rosa Costa Oliveira; da chefe de gabinete da Prefeitura de São Bernardo, Geane Oliveira, representando o prefeito de São Bernardo, João Igor Viera Carvalho; entre outras autoridades.

COLAÇÃO DE GRAU 2020.1 - CÂMPUS DE SÃO BERNARDO

Em seu discurso, o vice-reitor pediu um minuto de silêncio em lembrança às vítimas da covid-19 na comunidade acadêmica, no país e no mundo. Em seguida, parabenizou e encorajou os formandos. “Nestes tempos tão difíceis, essa vitória de vocês se reveste de um sentido todo especial. Todos nós, do dia para a noite, nos vimos no meio de uma pandemia, e a ela tivemos que nos adaptar a uma velocidade espantosa. E nós, como UFMA, precisamos criar uma série de práticas, para dar conta das novas exigências. É preciso dizer que, durante todo esse tempo, a UFMA não ficou parada, ela reinventou seus processos para cumprir o seu compromisso de agir no ensino, pesquisa e na extensão”, declarou.

Representando o curso de Ciências Naturais - Química, a formanda Tabada Fernanda Castro Silva, oradora oficial da cerimônia, descreveu a experiência na Universidade como gratificante e destacou a coragem dos formandos, que não desistiram de seus cursos, apesar do cenário atual. “O sentimento é confuso, é uma mistura de alívio e saudade, de medo e da coragem de enfrentar a vida pós-UFMA. É chegado o momento de caminharmos sozinhos, levando na bagagem todo o conhecimento adquirido e compartilhado durante todos esses anos”, enfatizou.

O paraninfo oficial da solenidade, Thiago Pereira Lima, docente do curso de Ciências Humanas-Sociologia, exaltou a rotina, desafios e experiências dos discentes na Universidade. “Como o tempo passa tão rápido. E passa um filme nas nossas cabeças, trazendo à memória as nossas alegrias, choros, tristezas e as nossas vitórias. Quem não se lembra da dificuldade de acesso à internet e daquela sensação de que não ia conseguir? Mas nesta data tão especial, eu posso afirmar: vocês conseguiram, vocês são vitoriosos", discursou.

Confira a colação de grau dos formandos do Campus Universitário de São Bernardo:

Por: Maria Eduarda Sousa

Produção: Laís Costa